A Prefeitura de Salvador informou que a força-tarefa do órgão, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), interditou 29 estabelecimentos, entre sexta-feira (18) e domingo (20), por descumprirem as normas gerais e os protocolos setoriais de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e culturais durante a pandemia de Covid-19. Ao todo, foram feitas 1.164 vistorias.
Segundo a prefeitura, entre os estabelecimentos interditados estão 12 bares localizados na Pituba, Itapuã, Barra, Imbuí, Rio Vermelho, Boa Viagem e Fazenda Grande. Além dos bares, estão também uma casa de eventos em Sete de Abril, duas lanchonetes em Itapuã, um comércio de rua com mais de 200 metros quadrados, situado no Retiro, quatro salões de beleza (dois na Pituba e dois no Caminho das Árvores) e nove depósitos de bebida (oito em Itapuã e um em Paripe).
Além das interdições dos estabelecimentos, a força-tarefa da Prefeitura dispersou cinco aglomerações nos bairros de Jardim Nova Esperança, Paripe, Fazenda Grande, Cajazeiras X e Paripe.
A fiscalização da prefeitura contou com o apoio da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).
Balanço
Desde o dia 18 de março, a força-tarefa do município realizou 311.950 vistorias, fez 7.939 interdições e cassou 99 alvarás. Ao todo foram 320.500 ações fiscais desde o início da pandemia.
Segundo a Guarda Municipal, o fim de semana foi considerado tranquilo, com algumas intervenções pontuais. No caso das praias, ao solicitar a saída, os agentes foram prontamente atendidos, não havendo qualquer tipo de resistência.
A prefeitura considerou que o tempo nublado e com alguns pontos de chuva colaborou para uma redução da presença do público.
G1