Mais de um milhão de pessoas devem participar do pré-Carnaval de Salvador, entre baianos e turistas, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na orla entre Ondina e Barra, no circuito chamado de Orlando Tapajós. No dia 3, um sábado, acontece o Fuzuê, com 30 atrações percussivas e de sopro. E no dia 4, um domingo, é a vez do Furdunço, com 41 atrações , já com microtrios e os chamados “pranchões”. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito ACM Neto, em coletiva de imprensa no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, quando o Carnaval de 2018 foi oficialmente lançado.
ACM Neto ressaltou que a BaianaSystem vai participar do pré-Carnaval porque já estava com agenda cheia no período oficial da folia. “Quero logo esclarecer isso porque fui perguntado ontem: em nenhum momento estabelecemos restrições para que a BahianaSystem tocasse na folia. A questão foi de data, de agenda da banda. De modo que fechamos para o pré-Carnaval”, disse o prefeito, lembrando que os desfiles tanto do Fuzuê quanto do Furdunço começam às 15h, na altura do Clube Espanhol, em Ondina.
Fuzuê – Participam do Fuzuê os grupos culturais: Mamulengo da Bahia, Oficina de Frevos e Dobrados, Grupo Cultural Mandu, Tio Paulinho, Grupo Folclórico Zambiapunga, Burrinhas de Taperoá, Careta Tradicional de Acupe, Caretas de Cairú, Grupo Folclórico Gongos Congos de Cairú, Ed Bala & Fanfarra Mágica, Commanche do Pelô, Pierrot Tradição de Plataforma, Mascarados de Maragogipe, Malê Debalê, Terno Rosa Menina, Samba de Nicinha Raízes de Santo Amaro, Maracatu Santo Antônio, Afoxé Korin Nagô, Aldeia Coletivo Cênico “Gudiar”, Arraiá das Marias, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Amigos de Babá, Ókánbí, Lidroamor Axé, Mundo Negro, Coral Cant@art Performático e Percussivo do BBG, Vamos Nessa e As Kuviteiras.
Furdunço – O Furdunço, que desde 2014 vem com a proposta de valorizar as apresentações e manifestações culturais, orquestras, grupos percussivos, minitrios e prançhões, acontece no dia 4 no pré-Carnaval. As atrações são: Canela Fina, US π, Mamah Soares e Coletivo de Tambor, Rixô Elétrico, Peu Meurray, Maira Lins, Garampiola, Marana, Flor Serena – Rural Elétrica, Micro Trio Ivan Huol, Faustão e Os Mongas, Wilson Café, Alex da Costa e Coreto Elétrico, Dan Miranda Jonathan Raphae, Banda Release, Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas, Grupo Confusão, Júnior Figueredo, Luciano Calazans, Armandinho, Dodô & Osmar, Bailinho de Quinta, Alavontê, Viola de Doze, Os Informais, Quabales, Paulo Raio, Os MyFriends, Samba de Farofa, Banda Tallowah, Vitrola Baiana, CDR Style, Duas Medidas, Márcia Castro, Banda Cativeiro, Furdence Coletivo DJs da Bahia, Batifun, Lucas Di Fiori, Dan Hius, Àttooxxá e BaianaSystem.
Novidade – O circuito Dodô, já durante o Carnaval, recebe este ano mais uma novidade, o Furdunço, que sairá na quinta, 8 de fevereiro. A magia da festa de rua contará com a brisa do mar e a grande participação popular. O cortejo seguirá até Ondina. As atrações do Furdunço no dia 8 são: Santo 7, Jau, Afoxé Kambalagwanze, Duas Medidas, KuqueMalino, Banda Milsinho Veloso, Baianafolia, Peu Baiano e Banda, Pimenta Elétrica, Os Marchistas, Armandinho, Dodô & Osmar, Thomé Viana & Banda Ragga, Ara Ketu, Juan e Ravena, Virgílio, Banda Nave Louca, Alavontê, Mulheres no Poder, Banda AiyéBaiyé, Welington Pacheco, Julio Caldas, Maglore, Bonneco, Banda Outros Baianos e Marquinhos Café.