Para intensificar o combate aos vírus da Influenza (gripe) e Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador montou uma estrutura com mais de 80 pontos para o Dia D de vacinação neste sábado (6).
As doses serão aplicadas em unidades de saúde , incluindo drives, pontos fixos, shoppings e locais de grande circulação, que funcionarão entre 8h e 16h. Clique aqui e confira a lista de postos.
Serão ofertadas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários. Outras informações estão disponíveis no site da SMS.
Influenza
Para ter acesso a vacina é preciso levar a carteira de vacinação ou Cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, como por exemplo, relatório médico (exigido para pessoas com doença crônica).
As crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que serão vacinadas pela primeira vez contra Influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias.
Já pequenos que receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.
Grupos habilitados para dose da influenza
Estão habilitados para receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A documentação completa para os grupos prioritários está no site da SMS.
Vacina Bivalente contra Covid-19
A dose da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais com e sem comorbidades, incluindo, gestantes e puérperas.
Para ter acesso a dose é preciso levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de quatro meses.
Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde; também os quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais).
A imunização também é voltada para adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo deve ser feita de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação), conforme determinação do Ministério da Saúde.
A lista de comorbidades habilitadas pode ser consultado no site da SMS.
As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen).
Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.
Documentação: Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta do cartão pode ser feita no site.
Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.
Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)
Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.
Covid-19 – demais públicos
A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades.
O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também será disponível para quem tiver nome na lista da SMS.
A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª e 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital.
A 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
O interessado deve apresentar originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário.
Confira os aprazamentos
- 2ª DOSE – PFIZER BABY: CRIANÇAS DE SEIS MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 7/4/2023
- 2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 10/3/2023
- 2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 1º/6/2023
- 2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 1°/6/2023 – LIBEROU GERAL
- 2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 1°/6/2023
- REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 13/1/2023 – NOME NA LISTA
- 3ª DOSE – PFIZER BABY: CRIANÇAS DE SEIS MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 10/3/2023
- 3ª DOSE: CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE INICIARAM O ESQUEMA VACINAL COM CORONAVAC E TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 13/1/2023
- 3ª DOSE MONOVALENTE: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 10/3/2023 – PFIZER BIVALENTE – COM NOME NO SITE
- VACINA BIVALENTE: PARA AQUELES QUE TENHAM TOMADO, PELO MENOS, DUAS DOSES MONOVALENTES ATÉ O DIA 13/1/2023
G1