A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atua em esquema de plantão neste final de ano no município. Dois postos estão ativos na Boca do Rio, próximo a Arena O Canto da Cidade, onde acontece o Festival Virada Salvador.
Um efetivo de 10 agentes foi disponibilizado para o serviço, entre 20h às 8h, nos pontos volantes no entorno. As equipes orientam os soteropolitanos e turistas sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar, incluindo aqueles que vão colocar os pés na água para sentir as boas energias.
“A Salvamar está atuando em um regime de 24 horas durante o Virada. A preocupação maior nossa é no dia 31 que, de fato, as pessoas tendem a buscar o banho de mar, buscar um mergulho, molhar os pés. Não é indicado o banho de mar nesse período, de noite inclusive, pelo fato da baixa visibilidade. Todos os servidores estão orientados a fazer a prevenção da forma correta”, disse o coordenador do órgão, Kailani Dantas.
De acordo com o gestor, a maioria das ocorrências no local é relacionada ao consumo de álcool. “Nós reforçamos sempre que as pessoas procurem salva-vidas na praia, evitem o banho à noite e a tomarem cuidado para não perder o contato visual dos filhos menores. Água acima do umbigo é sinal de perigo. Quem beber deve evitar o banho de mar e curtir com sabedoria”, finalizou Dantas.
Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.
A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.