Nove resgates de afogamento e seis pré-atendimentos na faixa de areia. Esse é o balanço parcial da operação da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) desde sexta-feira (28), quando teve início o Festival Virada Salvador. Na noite da Virada, ontem (31), o órgão registrou seis ocorrências na praia da Boca do Rio, sendo três resgates de afogamento e três pré-atendimentos na faixa de areia. Os socorridos foram levados ao posto médico da Prefeitura, instalado na Arena Daniela Mercury.
Para dar suporte aos banhistas, a Salvamar mantém o efetivo de 30 agentes, atuando em três bases elevadas no entorno do festival, na parte da praia, com o apoio de uma moto aquática à disposição para casos de emergência. Uma placa instalada nos locais avisa que se trata de praia com risco para banhos. Durante todo o festival, os profissionais estiveram a postos para prestar qualquer tipo de esclarecimento ao público da festa.
O chefe de treinamento da Salvamar, Rui Araújo, explica que pais e mães foram orientados sobre cuidados necessários com as crianças. Ainda segundo Araújo, a maioria dos afogamentos ocorre por conta dos excessos das pessoas. “O ideal é evitar tomar banho após ingerir alimentos de difícil digestão e bebida alcoólica porque dificultam o nado e aumentam o risco de afogamento”, frisou.