Trânsito – O trânsito será modificado em algumas vias do Centro Histórico da cidade. Das 4h às 13h, haverá reserva de vagas para estacionamento dos veículos oficiais do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na Ladeira da Praça em ambos os lados.
Entre 7h e 16h, será feito desvio do tráfego de veículos no cruzamento da Rua Siqueira Campos com a Rua Engenheiro João Pimenta Bastos, bem como na Avenida J.J Seabra (Aquidabã) e Rua Padre Agostinho Gomes.
Haverá interdição progressiva do trânsito a partir das 8h, na Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho Gomes (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), com chegada ao Largo do Pelourinho.
Os veículos que trafegam nesses trechos terão com opção para viagem a Rua do Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Comércio, Túnel Américo Simas. Já quem trafega pelas avenidas Sete Portas e Mario Leal Ferreira (Bonocô) com destino a Baixa dos Sapateiros, poderá utilizar o Vale do Nazaré, Avenida Joana Angélica e Saúde.
Mobilidade – De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), os ônibus que circulam nas vias com interdição terão itinerários modificados com base nos desvios do trânsito efetuados pela Transalvador.
Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou um esquema especial de limpeza que vai contemplar diversos bairros que fazem parte do trajeto da procissão. Estarão envolvidos na operação 44 profissionais entre agentes e encarregados. Além disso, cinco equipamentos como compactadores, caminhões e um caminhão pipa devem ser utilizados para dar apoio aos serviços de varrição, coleta e lavagem de vias, que serão realizados após o festejo.
A previsão é que as atividades sejam iniciadas a partir das 21h30, abrangendo os seguintes locais: Ladeira do Carmo, Rua do Passo, Terreiro de Jesus, Baixa dos Sapateiros, Mercados de São Miguel e Santa Bárbara, Rua das Flores, Rua Padre Agostinho Gomes, Rua Alfredo de Brito, Rua Gregório de Matos, Rua do Taboão, Pelourinho (Tereza Batista, Quincas, Pedro Arcanjo, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus).
Prevenção à violência – A Guarda Civil (GCM) atuará durante o festejo com cerca de vinte agentes, que estarão reforçando as atividades no Elevador Lacerda e Largo do Pelourinho, além de realizar patrulhamento preventivo motorizado em toda região do Centro Histórico.