O Santos encaminhou a contratação do meia-atacante Thaciano, do Bahia, por 4,5 milhões de euros (R$ 32 milhões na cotação atual). O jogador de 30 anos assinará contrato de três anos com o Peixe com metas para extensão, retornando ao clube onde iniciou sua trajetória em 2016, quando atuou pela equipe Sub-23.
Thaciano já havia sido alvo do Santos em 2020, quando o então presidente José Carlos Peres tentou sua contratação junto ao Grêmio. Na época, o Peixe chegou a oferecer R$ 10 milhões pelo jogador, mas o transferban que o clube sofria impossibilitou a negociação. Agora, com um novo investimento, o Alvinegro concretiza a chegada do atleta.
Com 60 jogos, 15 gols e cinco assistências na última temporada, Thaciano foi peça importante no Bahia e sua venda ao Santos se tornou a maior da história do clube baiano. Além do valor expressivo, o aumento salarial também pesou para que o jogador decidisse mudar de ares.
A oficialização do negócio depende do retorno da documentação assinada, que deve ocorrer nos próximos dias. O Santos considera a negociação uma peça-chave na reformulação do elenco para 2025, entende que é uma posição que a equipe precisa de novos atletas.
Thaciano também acumula passagens por Boa Esporte, Porto-PE, Grêmio e Altay, da Turquia. Apesar de ter começado sua carreira no Santos, o jogador não chegou a atuar pelo time profissional na época, o que deve ocorrer agora com a conclusão do acordo.