A Festa Literária de São José do Jacuípe (FLIZÉ) acontece em conjunto com o I Festival de Cultura, Arte e Cidadania.
A pequena cidade de São José do Jacuípe, situada a 270 km de Salvador, receberá nos dias 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira) a primeira edição da Festa Literária de São José do Jacuípe (FLIZÉ). O evento cultural com foco em literatura ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores do município, com a curadoria do escritor Pablo Rios. A programação contará com a culminância das ações de leitura desenvolvidas pelas escolas e colégio municipal e mesas de debates com poetas, escritores e pesquisadores. A pesquisadora Paula Amália Anias apresentará seu trabalho Laboro e Guerra de Espadas – Tradição e Memória que não se apaga, que inspirou o clipe Rastro de Pó, premiado em diversos países.
Nos últimos anos, um grupo de jovens e adultos (Coletivo Juvenil de São José do Jacuípe) tem realizado periodicamente o sarau na rua, que reúne centenas de pessoas na Praça da Matriz para assistir apresentações de artes variadas. Mas faltava algo mais ousado. Este ano, a Diretoria Municipal de Cultura, sob a liderança de André Vilaronga, com CJSJJ e da AJALEH (Academia Jacuipense de Letras, Educação e Humanidades) realizará o I Festival de Cultura, Arte e Cidadania, uma ação que reunirá todos os setores da administração local para promover ações em diversos locais da sede do município nos dias 18 a 20 de novembro.
Programação – A mesa de abertura será na segunda-feira (18), às 19h30, sobre Clubes e Espaços de Leitura, com discussões sobre a importância e transformações resultantes da leitura, com a presença da professora Amanda Teixeira, representando a Ser Tão, Livraria e Café (Jacobina-BA) e do escritor, poeta e gestor cultural João Vanderlei de Moraes Filho, que falará sobre Bibliodiversidade, a mediação será feita por Pablo Rios. No mesmo dia haverá apresentação do Coral Raio de Sol e da Cia de Teatro Artefato, ambos da cidade de Serrolândia.
Na terça feira (19) haverá a mesa 2, com o tema Memória: vivências da leitura e escrita, com mediação do professor Danilo Araújo Guimarães, com a presença da poeta Geovana Rios, natural de Várzea da Roça, que apresentará seu livro de estreia, Madrugada Poética e do agitador cultural, escritor, poeta e jornalista Valdeck Almeida de Jesus, autor de mais de 20 livros e com vasta atuação na militância e ativismo cultural.
A mesa 3 será reservada para uma discussão totalmente feminina, com o tema Mulheres e Escritas, terá a presença das professoras Juliana Salvadori e Jancleide Góes, com participação do Coletivo MariElas, na mediação dirigida por Saiane Santos e Luciene Rosa. Encerrando o evento, os alunos do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas irão repetir as brilhantes apresentações realizadas no IV Simpósio de Leitura, nos dias 17 e 18 de outubro. Os estudantes Vinícius da Silva Cunha, Cailane Neri e Hebert Silva Almeida farão reflexões de suas leituras para toda a comunidade, com mediação da professora Senária Santana.
Lançamento de livros e sessão de autógrafos – Escritores de Salvador e outras cidades da Bahia marcarão presença com lançamento de livros. Nomes como Rita Pinheiro, Marcos Peixe, Márcio Melo, Eli de Castro, Edvan Cajuhy, Agnaldo Rocha, Carlos Souza Yeshua e Maurízio Almeida, são alguns autores confirmados, que colaborarão com uma verdadeira invasão literária em São José do Jacuípe, cidade localizada no semiárido, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.
A FLIZÉ é uma realização da AJALEH (Academia Jacuipense de Letras, Educação e Humanidades), com parceria da Diretoria Municipal de Cultura, apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores e patrocínio de Itamar Ferragens, SICOOB COOPEMAR, Loteria Vale do Jacuípe, Rádio Jacuípe FM, LMed e Supermercado Matriz.