A morte de um jovem de 24 anos após uma ação policial, no bairro de São Marcos, em Salvador, causou a revolta de moradores da região, na sexta-feira (31). Manifestantes fecharam uma rua com lixo e objetos, e queimaram um ônibus do transporte público.
Com cartazes, os moradores pediam justiça pela morte de Fabian Santos de Jesus. De acordo com familiares, o jovem foi morto na quarta-feira (29), durante uma ação policial na localidade do “Coroado”.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Fabian Santos de Jesus aparece ferido, mas falando. Ele chega a levantar para entrar na estrutura improvisada por policiais, durante o socorro.
Ainda segundo parentes de Fabian, o jovem estava a caminho da casa do irmão quando foi abordado por policiais militares. A família já o encontrou sem vida em um hospital, no bairro de Cajazeiras.
O que diz a PM
Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada por causa da presença de homens armados no local. E que os agentes teria sido recebida à tiros. Ao encontrar o jovem ferido, ele foi socorrido e não resistiu aos ferimentos.
A PM informou que uma arma, munição e drogas foram apreendidos na operação.
Ônibus queimado
Os ônibus do transporte público de Salvador pararam de passar pela Rua São Marcos, pouco antes das 21h. Segundo testemunhas, homens armados obrigaram motorista, cobrador e passageiros de um dos veículos descerem. Jogaram combustível e logo, as chamas ficaram altas.
Foi o quarto ônibus incendiado em Salvador em um mês. O veículo da frota com ar-condicionado fazia linha Iguatemi x Castelo Branco.
Pelo menos dez lojas do bairro tiveram prejuízos nas fachadas com as chamas. Só os micro-ônibus, conhecidos como “amarelinhos”, circulam na rua principal, importante ligação entre Canabrava, Pau da Lima, Cajazeiras e Castelo Branco.
Do local onde o ônibus foi incendiado até a rotatória onde foi improvisado ponto de ônibus, a caminhada é de 1,5 km.