Sete regiões paulistas passam a seguir os protocolos da fase vermelha e outras dez os da fase laranja do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira (25).
As regiões em fase vermelha são Presidente Prudente, Marília, Bauru, Franca, Barretos, Sorocaba e Taubaté. As outras que passam a adotar a fase laranja são Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Grande São Paulo, Registro e Baixada Santista.
Mesmo nas regiões em fase laranja, as regras da fase vermelha devem ser adotadas nos dias úteis, no horário de 20h às 6h, e também aos sábados, domingos e feriados das próximas duas semanas. A regra vale, portanto, para os dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Inicialmente, o governo havia informado que a capital, que está na fase laranja, entraria na fase vermelha já nesta segunda por causa do feriado de aniversário da cidade. Porém, depois corrigiu a informação e informou que as restrições só valeriam a partir das 20h como nos demais municípios de estado.
A mudança ocorreu por conta do aumento dos casos, internações e mortes por conta da pandemia no estado. Na sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 estava em 71,1% no estado e 71,6% na Grande São Paulo. Havia 6.044 internados em UTIs e 7.659 em enfermarias. O número de caso estava em 1.679.759 e o de óbitos em 51.192.
As cirurgias eletivas foram canceladas e mais 750 leitos de UTI destinados a covid-19 foram abertos no estado. Segundo o governo, sem medidas mais restritivas, se o aumento de internações se mantivesse no mesmo ritmo, os leitos de UTI para estes pacientes de esgotariam em 28 dias.
R7