O portal LAUROCRIATIVA – www.laurocriativa.com.br, que tem o objetivo de fomentar, visibilizar e divulgar a cultura de Lauro de Freitas, realiza nos dias 19 e 27 de março dois saraus que movimentarão a vida cultural de Lauro de Freitas. O primeiro deles é o Sarau Solidário da Chácara da Poesia, que acontece no dia consagrado a São José, 19 de março, das 9h às 19h.
Na programação, apresentações culturais de poesia, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, com o lançamento do livro “Miragens Poemas” da poetisa Sandra Lúcia de Souza Santos, membro da ALARME – Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana de Salvador, da ALASFCON – Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz e do Movimento Cultural Artpoesia.
Além disso, haverá grafitagem no muro da Chácara da Poesia, Feira do Sarau Solidário, ações trazidas pelo Núcleo de Apoio às Comunidades, com exposição e venda de artesanato, livros e alimentos e realização de oficinas de artesanato. Oração para São José e plantio de sementes, arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, recepção de materiais descartáveis (eletroeletrônicos/pilhas/lâmpadas) emanifestações de repúdio a guerra. A Chácara da Poesiafica na Rua Almeida Machado 2, próxima ao fim de linha da Vila Praiana e ao Colégio Bartolomeu de Gusmão.
Ao pé do Oiti
O segundo Sarau Solidário do portal LAUROCRIATIVA será realizado no dia 27 de março, das 7h às 14h, na Praça Martiniano Maia, em frente ao Pé do Oiti, árvore centenária do centro de Lauro de Freitas, ponto de encontro e referência para diversas gerações e que anualmente é celebrada com uma festa, a Lavagem do Pé do Oiti que não se realiza a dois anos por conta da pandemia.
Desta vez a programação será aberta com as declamações de poesias por estudantes da escola pública, com o lançamento do livro “Força da Superação – Garoto Vicente, Poeta Menino”, autobiografia de Vicente Lima, poeta e acadêmico da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e com a “Tela Livre”, uma pintura coletiva realizada por participantes do evento.
Haverá também apresentações culturais de poesia, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, Feira do Sarau Solidário, com exposição e venda de artesanato, livros e alimentos e realização de oficinas de artesanato, arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, recepção de materiais descartáveis (eletroeletrônicos/pilhas/lâmpadas) e manifestações de repúdio a guerra.