Neste mês de outubro, quando é celebrado o Dia Internacional e Nacional do Idoso (1º), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Campo Temático Saúde da Pessoa Idosa, enaltece a importância dos cuidados com a saúde da população na melhor idade. No Multicentro Carlos Gomes, uma atividade educativa, com o tema: “Envelhecer com mais Saúde”, foi realizada na segunda-feira (3), com o objetivo de apresentar dicas de cuidados, além de informar aos cidadãos sobre como envelhecer bem.
A ação contou com a participação de dezenas de idosos assistidos pela rede municipal de saúde, que oferece a este público consulta médica, odontológica e de enfermagem, marcação de consulta com especialista, vacinação, curativos, aferição de pressão, glicemia, aferição antropométrica, além de promover grupos de idosos. Os atendimentos ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde, com sem estratégia de Saúde da Família, das 8h às 17h.
Ao longo do mês, os Distritos Sanitários de Pau da Lima, Itapuã, Centro Histórico e Barra/Rio Vermelho também realizam atividades coletivas e individuais de atendimento e educação em saúde, em alusão à data.
Cuidados – Segundo o Caderno de Atenção Básica Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), um grande risco nesta fase da vida é a queda – a situação atinge cerca de 30% das pessoas idosas a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos e 50% entre os que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
As mulheres tendem a cair mais que os homens até os 75 anos de idade e, a partir dessa idade, as frequências se igualam. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalização e desses, apenas metade sobreviverá após um ano. As características de risco são equilíbrio diminuído, alterações de marcha ou limitação funcional, com passos curtos, baixa aptidão física, fraqueza muscular, entre outros.
A subcoordenadora do Campo Temático Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Vanessa Fonseca, orienta quanto à importância de manter o ambiente sempre bem iluminado para a prevenção de acidentes. “Algumas atitudes podem de garantir um local mais seguro para esta fase importante da vida, como retirar tapetes e outros obstáculos, manter escadas e áreas de circulação livres de móveis, fios, vasos, objetos de decoração, além de instalar corrimãos e barras de apoio, e manter os itens do dia-a-dia acessíveis”, sugere.
Foto: Otávio Santos/Secom