Nesta segunda-feira (21), Dia Internacional de Luta contra o Racismo, a Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia (SCRPTBa) e a Frente Contra Genocídio, formada por organizações do movimento negro da Bahia, realizam o Ato Contra o Genocídio do Povo Negro, às 14h, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB, Salvador.
Durante o ato, os representantes das organizações e lideranças comunitárias irão entregar um manifesto ao governador Rui Costa e aos deputados estaduais, solicitando ações contra o genocídio da juventude negra, especialmente contra a violência racial praticada pela Polícia Militar. O protesto também será marcado por uma caminhada nas ruas do CAB ao som dos tambores do Olodum e Ilê Aiyê, pedindo por reparação racial.
Segundo os organizadores, o objetivo é chamar à atenção das autoridades e sociedade para o número crescente de casos que vitimizam, principalmente, jovens negros das comunidades periféricas e para a urgência de ações de combate, prevenção e inclusão raciais.
“A cada dia, homens e mulheres negros são as principais vítimas dos homicídios na Bahia. O racismo e a exclusão social são base desse extermínio e nós não podemos aceitar mais isso, não podemos nos calas. É necessário ações concretas de combate ao racismo e inclusão social”, declarou Ademário Costa, secretário de Coma-te ao Racismo do PT Ba.