Redução de custos com a energia elétrica e minimização do impacto ambiental traz benefícios às empresas
Chico Araújo*
A geração de energia através de placas fotovoltaicas promove a redução de custos nas micro e pequenas empresas. O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – orienta os MPE’s para práticas voltadas à eficiência energética.
O analista técnico, Eduardo Garrido, diz que a competitividade pode ser alcançada por meio da inovação e a redução dos custos com a energia elétrica traz benefícios às empresas.
“Ao adotar práticas sustentáveis, a empresa comunica ao consumidor a preocupação com as presentes e futuras gerações, diferenciando-se perante os seus concorrentes”, afirma. Segundo ele, a busca pela eficiência energética leva a benefícios, como a otimização do uso de energia na empresa; a melhoria do desempenho energético; a redução de custos relacionados à energia; minimização do impacto ambiental; melhoria da eficiência e desempenho de equipamentos e instalações e o maior controle e monitoramento do consumo energético.
O Sebrae não atua diretamente com projetos ou financiamentos de projetos de placas solares, mas os consultores sugerem as boas práticas ligadas à sustentabilidade, como o uso de energias alternativas, como é o caso da solar, como soluções específicas também para a redução de desperdícios.
“A atuação do SEBRAE busca promover a inserção competitiva e sustentável de pequenos negócios, seja como geradores de energia, fornecedores de bens ou prestadores de serviços, qualificando-os em temas relacionados à educação empreendedora, acesso a crédito, acesso a mercados e a inovação e tecnologia”. Para auxiliar as MPE’s foi desenvolvido o Estudo de Cadeia de Valor da Energia Fotovoltaica no Brasil , descrevendo fontes de apoio para financiamento, a exemplo de BNDES, a CEF, Santander, Banco do Brasil, dentre outras.
Eduardo Garrido orienta que os micro e pequenos empresários interessados em ações de eficiência energética consultem os conteúdos, cartilhas, infográficos e soluções subsidiadas relacionadas às temáticas de redução de desperdícios e custos, aumento da produtividade e voltadas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental para diferentes setores e segmentos.
Contatos através do telefone 0800 570 0800, do website www.ba.sebrae.com.br e do website do Centro Sebrae de Sustentabilidade (http://sustentabilidade.sebrae.com.br).
* Editor do Diga Bahia