No Brasil, 47% das mulheres empreendedoras são negras. O rendimento médio mensal dessas mulheres é de R $1.539, o que representa 55.9% do rendimento do homem branco empreendedor (R $2.749). As informações são do estudo “A força do Empreendedorismo Feminino”, feito pelo Sebrae, em 2021. Com o intuito de gerar negócios, ampliar o alcance de novos mercados, além de fomentar a sustentabilidade e independência financeira de negócios liderados por mulheres negras de Salvador e região metropolitana, o Sebrae em Salvador, por meio do Programa Sebrae Delas, realizará a 1ª Feira das Pretas, em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. O evento acontece neste sábado, 30 de julho, a partir das 9h, na Agência Sebrae Costa Azul.
Além da feira com produtos de empreendedoras negras, na programação está prevista, a partir das 10h, a realização de palestra sobre acesso a novos mercados, mentorias, dinâmica com dança circular, talk show com cases de sucesso e momento para network e visitação à exposição de produtos e serviços.
De acordo com a especialista em pequenos negócios e gestora do Sebrae Delas na regional Salvador, Taiane Almeida, a realização deste evento está em total acordo com a missão da instituição. “O Sebrae Bahia já possui ações dentro do programa Sebrae Delas que tem como principais objetivos a promoção do empreendedorismo feminino, aumento da competitividade dos pequenos negócios liderados por mulheres e o aprendizado e disseminação de boas práticas para apoiá-las”, explica.
Para a gestora estadual do programa Sebrae Delas, Rosângela Gonçalves, é importante que o Sebrae esteja atento a estes dados e assuma esse compromisso de apoiar as afro-empreendedoras. “A gente sabe que o racismo estrutural acaba marcando divisões, também, dentro do empreendedorismo feminino. Mulheres negras estão é um abismo de oportunidade das mulheres brancas, então quando a gente apoia iniciativas como essa, que buscam dá evidência, buscar propor equidade para que essas mulheres consigam um terreno mais fértil para poder prosperar os seus negócios, a gente está lutando para um mundo mais justo, com condições mais favoráveis e que a gente possa oportunizar que essas mulheres negras também consigam ser competitivas em seus negócios”, destaca.
SERVIÇO
1ª Feira das Pretas Sebrae
Quando: 30 de julho de 2022, das 9h às 14h
Onde: Agência Sebrae Costa Azul – Térreo (Civil Tower, Torre Cirrus – Rua Arthur de Azevêdo Machado – Salvador, BA)