Para participar, é necessário levar a carteira de vacinação do pet em dias, além RG, CPF e cartão SUS de Salvador do(a) tutor(a). Além disso, o animal que será castrado precisa cumprir alguns requisitos, são eles:
- Ter entre 6 meses e 5 anos de idade;
- Deve estar em jejum de 12 horas sem comida (água está liberado);
- Vacina antirrábica atualizada dentro de 1 ano;
- Aguardar 10 dias após última vacinação aplicada;
- Não estar gestante, se pariu recentemente, deve-se aguardar 45 dias;
- Não ter pulgas e carrapatos;
- Em caso de gatos, possuir caixa de transporte.
Para os bichanos, o atendimento ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras; já para os cachorros, terças e quintas. A ação será por ordem de chegada na unidade, até às 9h, com vagas limitadas, podendo atender todas as regiões da cidade, no entanto, dará prioridade àqueles que residem em Pirajá e adjacências.
Para a diretora de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda, a castração tem como foco a melhoria da saúde do animal de estimação, prolongando a deles e possibilitando o controle populacional.
“Já realizamos este projeto em diversos pontos da cidade, tornando mais acessível o serviço de castração, que é benéfico para os nossos pets, prevenindo contra diversas doenças, a exemplo de tumores, câncer de mama nas cadelas ou gatas, além de reduzir a agressividade desses animais”, explica.
A USF Deputado Luiz Braga está situada na Rua Samambaias de Pirajá, acessada pela Rua 8 de Novembro (conhecida popularmente como Rua Velha), próximo ao Parque de São Bartolomeu e à Avenida Suburbana.