Atenta à saúde dos foliões soteropolitanos que curtiram o Carnaval na capital baiana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta a população sobre os cuidados que podem ser adotados em casa, com o objetivo de evitar danos graves à saúde, bem como para tratar infecções leves de forma domiciliar, evitando, assim, a busca por atendimentos em postos para casos sem gravidade.
A vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos, explica que até o presente momento não foi registrado aumento de casos relacionados às síndromes respiratórias após o carnaval, portanto, ainda não se notabilizou uma “onda de viroses” na cidade. “Contudo, historicamente após a folia momesca é possível o surgimento e aumento dos casos, que são facilitados não apenas pela aglomeração de pessoas nas ruas, mas também pelos hábitos adotados durante os dias de folia que comprometem o sistema imunológico”, afirma.
Especialistas afirmam que geralmente os foliões desfrutam de poucas horas de sono, com alimentação inadequada, além do excesso de bebida alcoólica, fatores que naturalmente provocam situações de desidratação, diarreia, fraqueza, e sintomas gripais. “Por se tratar de pacientes com sintomas variados e que normalmente não configuram doenças de notificação obrigatória, não há, até o momento, a identificação de aumento de um quadro viral comum a todos. Porém, a SMS, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), segue atenta e monitorando o cenário na capital baiana, mas reitera que a maioria dos casos podem ser tratados em casa, sem a necessidade de ir aos postos de saúde, para que esses possam acolher os casos que requerem maior atenção e cuidados por conta de riscos à vida e complicações maiores”, orienta a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.
Dicas de cuidados com a saúde
Hidratação – A médica infectologista da SMS Adielma Nizarala, tece sugestões para um cuidado maior com a hidratação nesse período pós Carnaval. “O corpo perdeu muito líquido nos dias quentes e de folia do Carnaval. Associado a isso o líquido mais ingerido pode não ter sido água durante a festa. Assim, beber bastante líquido, principalmente água, ajuda a se recuperar mais rapidamente nesse pós carnaval”, pontua.
Mal-estar– Ao amanhecer pós Carnaval, o mal-estar geral é muito comum. “Mas isso é uma consequência da privação do sono, do excesso de atividades físicas, alimentação inadequada, exposição ao sol e pouca hidratação. Logo, o repouso, uma alimentação balanceada e hidratação são o grande tratamento. Porém, se após esses dias de folia a pessoa for acometida por sinais de adoecimento, diarreia, vômitos, sintomas respiratórios entre outros, é importante evitar contato direto com outras pessoas, e deve-se buscar atendimento médico na rede básica de saúde. UPAs e emergências hospitalares devem ser procuradas apenas em caso de sintomas mais graves. Outra dica fundamental é evite a automedicação”, destaca.
Cansaço– As dicas para se recuperar do cansaço são parecidas com aquelas para a recuperação da ressaca e inclui dormir horas suficientes para a reposição das energias, ter uma dieta balanceada, beber bastante água, adotar técnicas de relaxamento como Yoga e meditação, evitar o estresse, o consumo exagerado de álcool, nicotina e drogas e os estimulantes em excesso.