O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que a Bahia deve receber uma carga de 190 respiradores nesta semana, o que possibilitará a ampliação do sistema de atendimento para Covid-19 na capital baiana. Além disso, uma carga com 30 respiradores mecânicos já foi entregue, o que possibilitará a inauguração de leitos já nesta terça-feira. Isso daria uma folga na rede de saúde em Salvador, após a prefeitura projetar saturação dos leitos de UTI já nesta semana.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, na manhã desta terça-feira (19), Vilas-Boas informou que são esperados dois lotes de respiradores para esta semana: um deles comprado com uma empresa inglesa, com 160 equipamentos, e outros 30 de uma fábrica chinesa.
“Amanhã receberemos 160 respiradores, é uma excelente notícia. Ou traremos no avião da FAB, se a Força Aérea conseguir viabilizar, ou em um avião fretado que estamos alugando. Também essa semana receberemos 60 respiradores comprados na China”, disse.
“Temos programado para o estado da Bahia inteiro, incluindo os leitos de Salvador, mais de 1.300 novos leitos de UTI. Até o presente momento, temos 530 leitos operacionais. E todos os dias estamos abrindo novos leitos de UTI. A situação no interior é mais folgada, temos leitos sobrando. Aqui em Salvador, de fato, estamos chegando próximo ao limite de saturação. Os limites são pontuais, são diários. Hoje mesmo, à noite, vamos abrir mais leitos no Hospital Espanhol, durante o dia vamos abrir mais 20 leitos no Hospital Ernesto Simões Filho”, acrescentou Vilas-Boas.
O secretário revelou ainda que outros equipamentos devem chegar no próximo fim de semana, o que ampliará ainda mais a rede de atendimento em todo o estado.
“Hoje vamos receber 100 monitores que mandamos buscar em aviões do governo em Minas Gerais. No fim de semana está programado chegar 750 equipamentos alemães, da Dräger, comprados na Inglaterra. Nossa dificuldade é vencer a terça, a quarta, a quinta. Cada dia que passa, matamos um leão para abrir novos leitos. A partir da próxima semana, com a inauguração da Fonte Nova, que vai ser uma unidade com 100 novos leitos de UTI e 140 de enfermaria, além da expansão dos leitos do Hospital Espanhol, a situação de Salvador volta a ser relativamente controlada”, declarou.
Sobre a devolução da quantia investida em uma compra de 350 respiradores que foi cancelada, Fábio Vilas Boas afirmou que o processo ainda não foi concluído. Havia a previsão de que o governo do estado recebesse o dinheiro investido ainda na semana passada.
“Está caminhando. A parte burocrática da devolução está sendo tratada pela PGE. Precisa entender que foram feitos pagamentos para a empresa americana, que pagou para a distribuidora em Xangai, que pagou para a fábrica. Para conseguir tirar de volta, cada uma dessas etapas para trás, precisa de documentação formal. Não é tão fácil quanto fazer o pagamento. A volta é sempre um pouco mais difícil. Mas as coisas estão caminhando, as negociações estão andando. A empresa americana disponibilizou um escritório de advocacia em São Paulo para poder facilitar toda a papelada. Até o momento, estamos tranquilos com esse processo de devolução, que tem sido acompanhado diuturnamente por nós da secretaria e pela Procuradoria Geral do Estado”, disse o secretário.
Dos 1.246 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19 no estado, 662 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 518 leitos exclusivos para o coronavírus, 332 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 64%.
Até a manhã desta terça-feira, a Bahia havia registrado mais de 8,8 mil casos confirmados de Covid-19, com 312 mortes.
G1