Foram analisadas 56 propostas e 16 delas, com atividades a serem desenvolvidas entre fevereiro e abril de 2018, foram contempladas
A quarta e última chamada de 2017 do Edital de Mobilidade Artística e Cultural, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, pré-selecionou 16 propostas de um total de 56 inscritas. Os projetos têm atividade prevista para os meses fevereiro a abril de 2018, sendo sete deles de Intercâmbio e Difusão Artística; 5, de Formação; e 4, de Residência Artística-Cultural. O valor investido nesta chamada é de R$ 247.050.
Dos projetos, a maioria continua sendo de Salvador e Região Metropolitana, mas foram também selecionadas propostas dos territórios do Sisal, Portal do Sertão, Litoral Sul, Chapada Diamantina e Itaparica. Foram contempladas as áreas de Música e Teatro (3, cada), Audiovisual, Circo e Dança (2), Artes Visuais, Cultural, Patrimônio Imaterial e Rádio.
Nesta edição, foram apresentadas 103 propostas, com 56 consideradas inscritas após análise prévia. Outras três chamadas foram realizadas ao longo do ano e muitos projetos já foram executados e outros estão em período de atividade. Na primeira, foram 152 apresentados, com 84 inscritos e 14 selecionados, com atividades entre maio e julho de 2017; na segunda, 110, 71 e 15, para os meses de agosto a outubro; e na terceira 85, 53 e 15, com as atividades previstas para novembro/2017 a janeiro/2018.
O Edital de Mobilidade permite a promoção do diálogo intercultural e investimento na formação profissional dos agentes culturais locais, além de contribuir para o aprofundamento da cooperação artística/cultural nacional e internacional. Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, Alexandre Simões, o Mobilidade tem uma característica de formação e divulgação do que se produz de melhor na cultura baiana. “Além de circular os projetos, o edital permite aos artistas e produtores vivenciarem experiências em outros Estados e países e que possam no retorno sociabilizar esses conhecimentos. Uma das principais marcas dessa linha de fomento é a diversidade”.
A SecultBA proporciona atendimento através da Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, e-mail [email protected] presencialmente, no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-¬010 – Salvador/Bahia.