A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), desenvolve o projeto Hortas Escolares nas instituições de ensino de Camaçari, visando promover, através do plantio e cultivo de hortaliças nas áreas livres das unidades, melhor interação entre estudantes, professores, familiares e voluntários.
De acordo com a Sedap, o projeto está em fase experimental e foi iniciado na Escola Municipal Luís Pereira Costa, bairro Dois de Julho; Creche Nossa Senhora do Amparo, Gleba A; e na Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências, onde já estão com hortas prontas e em período de colheita.
Para a execução dos trabalhos, algumas etapas precisam ser cumpridas, que vão desde a idealização do modelo das hortas e implantação dos canteiros; passando pela preparação dos terrenos com aplicação de adubo e calcário; depois pelo plantio das sementes e mudas, fornecidas pela secretaria; e o cultivo propriamente dito. Tudo acontece sob as orientações técnicas dos profissionais da Sedap.
A implantação e manutenção da horta são atividades saudáveis, que podem ser feitas por qualquer pessoa, e trazem benefícios para todos que participam dos processos. No ambiente escolar, a ação pode ainda melhorar o relacionamento entre os envolvidos, além de fornecer alimentos saudáveis e frescos para quem mais precisa.
Foto: Arquivo