Somadas as matrículas efetivadas de 10 a 28 de janeiro – período oficialmente fixado para esta finalidade – e as adesões que ocorreram posteriormente, a Secretaria da Educação (Seduc) já contabilizou um total de 36.397 alunos integrando a rede pública municipal de ensino de Camaçari. Este quantitativo reflete o resultado de uma busca ativa que foi mantida mesmo após o início do ano letivo, motivada pelo objetivo de ofertar educação 100% presencial para todos os estudantes, ampliando oportunidades de desenvolvimento através de uma atuação pedagógica que leva em consideração a necessidade de reparação de aprendizagens.
Até o início do ano letivo, foram computadas 28.900 adesões à rede, diante de uma meta estipulada de 35 mil. A atualização mais recente dos dados demonstra a efetividade do chamamento para as salas de aula, apresentando número que supera a meta inicial em 1.397 alunos e ultrapassa o número real registrado ao fim do período de matrícula em 7.497 estudantes. A Coordenação de Matrícula da Seduc salienta que a meta de 35 mil foi um parâmetro estabelecido para embasar a estratégia de busca ativa, mas que não reflete a capacidade total da rede, que ainda dispõe de vagas.
Conforme levantamento, o número mais expressivo refere-se a matrículas no ensino fundamental, que, a princípio, atende crianças com idade entre 6 a 14 anos. Eles correspondem a 29.216 das vagas ofertadas na rede até o momento, e novos estudantes continuam sendo recepcionados, sobretudo nos anos finais (6º ao 9º ano). Já no ensino infantil (crianças entre três e cinco anos), foram matriculados 5.606 estudantes, enquanto que 182 alunos estão sendo assistidos pelo atendimento da Educação Especial.
Completa o relatório, o número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos – EJA – (anos iniciais e finais), cujo foco é tornar o ensino público acessível para todas as faixas etárias. Exatamente 1.393 estudantes integram a modalidade, e ainda há espaço para novas adesões.
Evidenciando a importância do retorno de todos os estudantes ao ambiente escolar, a secretária da Educação, Neurilene Martins, renovou o compromisso da pasta com a contínua qualificação da oferta de aprendizado nas escolas. “É neste espaço de socialização entre estudantes e de acesso direto às orientações dos professores, que todos os alunos devem vivenciar suas jornadas de esperança e aprendizado”, afirmou, destacando que a mobilização no sentido de atender as necessidades da comunidade escolar é ininterrupta.
Foto: Arquivo