A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na tarde desta sexta-feira (7/7), a cerimônia de encerramento do projeto Escola de Inverno, iniciativa que garantiu a oferta de ateliês pedagógicos para estudantes do 5º e 9º ano no período de recesso entre os semestres do ano letivo de 2023. A atividade aconteceu na Escola Municipal Anísio Teixeira, unidade que funcionou como polo da ação na sede, recebendo estudantes de mais sete instituições da rede pública municipal de ensino. A culminância contou com uma mostra dos trabalhos realizados durante a semana, o que incluiu apresentações musicais, leitura de textos autorais, trabalhos de artes visuais e muito mais.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância dessa e de outras ações, que, concebidas e efetivadas dentro da Rede Pública Municipal de Ensino, contribuem para as aprendizagens dos alunos, bem como para revelar e desenvolver novos talentos e habilidades artísticas e intelectuais. “Essas apresentações comprovam o sucesso da Escola de Inverno. Os estudantes atenderam ao chamado e as famílias compreenderam a importância dessa proposta. Seguiremos crescendo juntos”, afirmou a gestora da Seduc.
A animação dos estudantes somou-se aos demais indícios que atestavam o sucesso da ação. Todos os relatos tinham em comum o reconhecimento de que novos aprendizados foram adquiridos, novas amizades foram estabelecidas e perspectivas foram transformadas. Pâmela Bianca dos Reis, 11 anos, estudantes do Anísio Teixeira, foi uma das alunas que referendaram essa experiência exitosa. “Amei a Escola de Inverno, em especial o ateliê de matemática. A comida também estava muito boa”, disse, entre sorrisos.
O estudante Luiz Fernando Silva, 10 anos, da Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, deu um destaque especial aos preparativos para as avaliações externas em seu depoimento, citando o ateliê do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) como seu preferido. “Muitas informações importantes e novas pra mim. Tiramos várias dúvidas e agora me sinto mais preparado para essas e outras avaliações. Foi muito útil”, declarou.
Os educadores/oficineiros deram um show à parte, numa despedida marcada por momentos alegres, que ficarão na memória. A Seduc fez um agradecimento a todos os envolvidos na Escola de Inverno e também certificou, nos momentos finais da cerimônia, todos os estudantes que participaram da iniciativa. “Foi muito bom conhecer e estar com todos esses professores essa semana. Depois da Escola de Inverno, vamos iniciar as aulas do segundo semestre com muito mais energia e vontade de aprender mais e mais”, afirmou Maria Paula, 15 anos, estudante da Escola Municipal Hilda Leal Ulm da Silva.