A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) promoveu a Pré-Jornada Pedagógica Percursos e Contextos, evento destinado a gestores escolares e coordenadores pedagógicos que atuam no segmento da Educação Infantil e Anos Finais do Ensino Fundamental. O encontro oportunizou o alinhamento estratégico e a socialização de orientações institucionais para a finalização do ano letivo 2023, bem como o direcionamento para o planejamento de 2024.
O evento foi realizado na quinta-feira (21/12), no auditório do Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, costa do município. Na oportunidade, a secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância de uma rede engajada, mobilizada e comprometida com a efetividade da oferta educacional, sobretudo nas etapas iniciais do ensino formal. “Esse encontro estratégico é indispensável, considerando que, neste momento de avaliação e planejamento, refazemos os nossos passos e projetamos novos rumos, nos quais as experiências das nossas crianças sigam sendo cada vez mais dotadas de propósito. Seguiremos nessa troca e nesse aprendizado mútuo, a partir de uma visão sistêmica da educação pública municipal”.
A pauta da pré-jornada deu destaque para temas diversos, vinculados à dimensão pedagógica, perpassando pelo currículo, transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, pelo processo de estruturação do Sistema Próprio de Ensino e planos de ação correlatos; e à dimensão da gestão de processos, que contempla as performances dos programas em andamento, a prestação de contas, os processos avaliativos, entre outros ritos administrativos.
Uma das explanações foi realizada pela coordenadora de Gestão Escolar, Patrícia Araújo, ocasião em que sinalizou a importância de um plano de trabalho de gestão escolar estruturado a partir de análise do contexto das unidades escolares. “É de fundamental importância a análise dos dados da unidade escolar e o conhecimento do contexto no qual esta escola está inserida para a elaboração de proposições qualificadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos”, afirmou.
O público-alvo da pré-jornada destacou a importância das pautas abordadas, reconhecendo a pertinência e o potencial das repercussões que serão geradas nos processos de ensino-aprendizagem. Carla Patrícia Rocha, vice-gestora da Escola Municipal Fazenda Cajazeiras, exaltou a troca de experiências. “Aqui estamos arrematando as ações e os resultados referentes a 2023, com os olhos em 2024. É muito importante conduzirmos esse planejamento coletivamente”, avaliou.