Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado dia 21 de setembro, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), realizou um plantio especial de mudas. A atividade, que contou com a participação de alunos de escolas públicas e privadas do município, teve como objetivo principal promover a educação ambiental e incentivar o cuidado com o meio ambiente.
Presente no plantio, a titular da pasta, Andréa Montenegro, afirmou que, “é fundamental que desde cedo as crianças e adolescentes tenham contato com a natureza e aprendam a valorizá-la, desenvolvendo o senso de responsabilidade ambiental”, destacou, ao completar dizendo que, “essa iniciativa, além de promover a conexão dos estudantes com a natureza, também contribui para a melhoria da qualidade da água do Rio Capivara, fundamental para o abastecimento da região”.
Com as mãos na terra, os estudantes dos centros educacionais Yolanda Pires e Jorge Amado (CEJA), além dos alunos do curso técnico em meio ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), plantaram diversas mudas, inclusive de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, contribuindo para a recuperação da mata ciliar e a formação de um corredor ecológico.
A professora do Centro Educacional Yolanda Pires, Uilza Jesus, aprovou a iniciativa. “Ações como essa, onde os alunos exploram a natureza de forma lúdica e educativa, faz com que eles aprendam mais e adquiram mais conhecimento, construindo memórias inesquecíveis”.
O Coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, Gilberto Campos, disse que, “aqui, na região da nascente do Rio Capivara, a pasta executa as ações do projeto Reflora Camaçari, visando sensibilizar a comunidade para a importância da conservação das nascentes e dos recursos hídricos. E hoje viemos para comemorar o Dia da Árvore, e também para mostrar essa experiência do plantio aos estudantes, onde muitos nunca tiveram a experiência de plantar uma árvore”.
A aluna do Centro Educacional Jorge Amado, Luna Bezerra, 11 anos, amou participar da ação. “É muito legal colocar a mão na terra e ver como as plantinhas crescem, estou aprendendo muitas coisas sobre a natureza, e, também, sobre as nascentes dos rios”.
A colega de turma, Ana Beatriz, também de 11 anos, adorou participar da aventura. “Estou adorando participar desse evento, uma experiência muito legal. Aqui estamos aprendendo sobre as matas ciliares dos rios, que é muito importante. Também estamos aprendendo a preservar as nascentes, e a não jogar lixo para não poluir”.
Sofia Alves, 15 anos, estudante do curso técnico em meio ambiente, do CETEP, achou a experiência muito enriquecedora. “Essa experiência está sendo muito bacana pra mim, pois nunca tinha plantado uma árvore na minha vida, Foi emocionante acompanhar todo o processo, desde a preparação do solo até o momento de colocar a muda na terra. Nunca vou esquecer esse momento”.
O plantio, realizado na sexta-feira (20/9), faz parte do programa de recuperação de áreas verdes da cidade, que tem como objetivo ampliar as regiões verdes urbanas, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.