A Operação Safra 2024/2025, iniciativa que amplia as ações repressivas e de inteligência para prevenção de crimes contra propriedades rurais foi lançada pela Secretaria da Segurança Pública, na manhã desta sexta-feira (13). A solenidade aconteceu na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, em Barreiras.
De outubro de 2024 a março de 2025, período de plantio e colheita, equipes das Polícias Militar e Civil intensificarão ações ostensivas e preventivas, com apoio de viaturas, aeronave, drones e ferramentas tecnológicas, ampliando a parceria com os produtores.
Pouco mais de R$ 2 milhões serão investidos na 11ª edição da Operação Safra, através de um convênio entre o Governo do Estado (PM e Adab) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
O secretário da Segurança, Marcelo Werner, reforçou a importância da integração entre os setores público e privado no enfrentamento às ações criminosas em áreas rurais. “Essa iniciativa apresenta resultados positivos, com alcance de criminosos e recuperação de defensivos. Seguiremos atuando de forma conjunta para proteger o povo baiano”, enfatizou.
EFETIVO
Cerca de mil profissionais das Companhias Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado e Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/ Barreiras), da RONDESP Oeste, e das 30ª ( Santa Maria da Vitória), 85ª (Luís Eduardo Magalhães) e 86ª (Formosa do Rio Preto) CIPMs serão empregados.
A Operação Safra reforçará o patrulhamento nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto e Santa Maria da Vitória.