As dermatologistas da Clínica inDerm, Camila Sampaio e Fernanda Ventin, destacam algumas ações essenciais para quem busca fios longos e bem cuidados
Cuidar dos fios compridos não é tarefa fácil. Uma vez que você alcanca o tamanho máximo do seu fio, que é determinado geneticamente, manter os fios com aparência saudável requer muitos cuidados. Mas há algumas ações e tratamentos que podem contribuir nesse processo, explicam as dermatologistas e sócias da Clínica inDerm, Camila Sampaio e Fernanda Ventin. Confira algumas dicas.
1. Cuide da alimentação
No dia a dia, quem busca um cabelo mais longo tem que tomar muito cuidado com a alimentação, que é uma das peças-chave para o bom desenvolvimento dos fios, destaca Fernanda. Segundo ela, “alguns nutrientes contidos nos alimentos contribuem com a formação da matriz capilar, ou seja, a alimentação tem uma relação direta com a saúde do nosso cabelo e o ajuda a crescer mais rápido”.
Os nutrientes essenciais para o progresso de crescimento do cabelo, de acordo com Camila, são: proteínas, vitamina C, ferro, zinco, silício orgânico e vitaminas do complexo B, como a biotina. Conforme ela, “a ingestão de proteínas é muito benéfica para a queratina capilar, que protege e também preserva os nutrientes dos fios. Já alimentos ricos em silício orgânico, como a aveia, reduzem a quebra e queda dos cabelos, além de contribuírem para a formação capilar”.
Quando o assunto é alimentos ricos em vitaminas do complexo B, ainda segundo Camila, uma recomendação é a amêndoa. “Por ser oleaginosa, ela contém biotina, que ajuda a evitar também as quedas dos fios, e contém a vitamina B5, que fortalece os folículos capilares e contribui com a regeneração do couro cabeludo”, esclarece Camila.
2. Use o protetor térmico
Com a ação do sol, é natural que o cabelo perca a queratina. No entanto, o uso exagerado do secador, escova progressiva, chapinha, química de descoloração e babyliss aceleram esse processo e afetam, de forma negativa, os fios, contribuindo para uma haste frágil e quebradiça. “Por isso, o protetor térmico é essencial. Ele minimiza os danos, pois gera uma camada protetora ao redor da fibra capilar, sela a cutículas e evita a desidratação dos fios”, destaca Fernanda.
3. Não lave os cabelos de forma excessiva
Para não comprometer a saúde do cabelo, lavagens excessivas devem ser evitadas. O exagero no ato de limpeza das madeixas, além de remover as sujeiras, pode retirar óleos importantes que ajudam na estética dos fios.
4. Hidrate o cabelo
Outra dica muito importante para quem busca o sonhado cabelo brilhoso e saudável é a hidratação dos fios. Essa ação, de acordo com Camila, “devolve ao cabelo a umidade perdida pelas agressões do dia a dia, que são geradas pela atividade do sol, poluição, uso de secador, chapinha e química”.
5. Enxágue o cabelo com água fria
A água quente pode tirar a umidade natural dos fios e do couro cabeludo, o que pode resultar no ressecamento. Sendo assim, a dica é enxaguar com água fria, sobretudo porque ela protege o cabelo de danos causados pelo calor e também o deixa macio, garantindo mais saúde capilar.
6. Tratamento capilar
A redução do volume dos cabelos é uma realidade de muita gente e suas causas são diversas, como condições hormonais e hereditárias, infecções e uso dos produtos químicos. Nesses casos, para além das ações citadas acima, há uma variedade de tratamentos que devem ser personalizados de acordo com o diagnóstico de cada paciente, explicam Camila e Fernanda.
“Podemos utilizar medicamentos como minoxidil, finasterida e dutasterida para obter os melhores resultados de acordo com o diagnóstico, além de fatores de crescimento, vitaminas e algumas tecnologias, como o. MMP capilar que ajuda a aumentar e acelerar o crescimento, espessamento e fortalecimento dos fios”, esclarecem as médicas.