Cerca de 99% das empresas que existem no Brasil são de micro ou pequeno porte. Na Bahia, esses empreendimentos já somam mais de 800 mil. As micro e pequenas empresas (MPE) respondem por 27% do PIB brasileiro, além de gerar mais da metade da geração de empregos do país.
Para auxiliar àqueles que querem iniciar um negócio seguindo todas as formalidades, o Sebrae preparou um vídeo com um passo-a-passo do que é necessário para começar uma ideia, com o especialista em pequenos negócios, Michel Lima, que tem experiência de mais de 25 anos junto às MPE.
Foto: Dario G Neto – ASN Bahia
Confira os seis passos para iniciar uma empresa:
Busque identificar uma oportunidade de negócio: as oportunidades surgem das necessidades. Então, seu papel como empreendedor é tentar identificar, junto àquele público que você pretende atuar, quais são as necessidades que são mal atendidas, que não são atendidas, ou então crie uma necessidade junto a esse público.
Analise o seu perfil: será que você está pronto para fazer essa transição de empregado para empreendedor? O Sebrae, inclusive, tem uma série de capacitações que podem ajudar a melhorar o aspecto empreendedor, como o Empretec (https://empretecsebrae.com.br/).
Reúna o máximo de informações possíveis: é importante conhecer o tipo de empreendimento e mercado que pretende atuar. Uma ferramenta gratuita para encontrar essas informações é o Radar Sebrae (https://radarsebrae.com.br/).
Construa um Plano de Negócio: existe uma série de ferramentas para utilizar. Primeiro, faça um Modelo de Negócio para responder no mínimo quatro questões essenciais: o que irá oferecer (proposta de valor), para quem vai oferecer, como vai colocar a ideia em prática e quanto será a necessidade de investimento e projeção de receita. No vídeo, é possível encontrar uma série de ferramentas que podem auxiliar na construção do Plano de Negócios.
Financie o seu negócio: as instituições financeiras oferecem linhas de crédito para quem quer abrir um negócio ou para quem já tem um. O fundamental é que você já tenha o seu Plano de Negócio, que é um documento obrigatório para apresentação para essas instituições financeiras.
Coloque a mão na massa: não basta apenas fazer todo esse processo de preparação e não colocar a ideia em prática. Lembre-se de que em qualquer negócio há dificuldades.
Assista ao vídeo clicando aqui e confira as dicas completas, além de acessar os conteúdos complementares.