Durante o ano de 2022, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), apoiou centenas de competições esportivas e de lazer, entre campeonatos e torneios de futebol amador, dominó e baralho, eventos de automobilismo, ciclismo, halterofilismo, passeio náutico e até futebol americano, na sede, costa e zona rural do município. Ao longo desses 12 meses, a pasta também realizou diretamente dezenas de competições, a exemplo do primeiro torneio de futebol humano, os Jogos da Inclusão, Jogos da Diversidade, Norte/Nordeste de Bicicross e as corridas 2 de Julho e Camaçari.
Ainda neste período, foram iniciadas as aulas de iniciação esportiva no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Arembepe, e o projeto Boxe Itinerante Sejuv. Bem como, a qualificação dos servidores através da Jornada Pedagógica Esportiva e o curso de Formação, Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos. Em 2022, também foi retomado o atendimento da academia de reabilitação instalada no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. E, após dois anos sem a realização do desfile cívico para celebrar o aniversário da cidade, devido à pandemia do novo coronavírus, a Sejuv levou à avenida, no dia 28 de setembro, uma mensagem de inclusão através do esporte, além de apresentar conquistas de atletas e desportistas da cidade.
Em fevereiro, o município abriu a temporada de Rally Baja 4×4 e Bahia Rally 2022, com circuito de aproximadamente 25 quilômetros (km) de extensão. Para esta etapa, cerca de 40 pilotos e suas equipes, representando os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas competiram nas modalidades, UTVs (veículo que leva um piloto e um navegador), motos, quadriciclos e carros 4×4. E o III Encontrão Náutico, maior evento náutico do Norte/Nordeste do Brasil, também foi realizado na Costa de Camaçari e contou com a participação de representantes de clubes náuticos, pilotos profissionais, de especialistas da área de navegação e atraiu centenas de turistas apaixonados pela modalidade.
Durante o mês de março, foram realizadas diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O Pedal Delas aconteceu em três edições, na sede, em Arembepe e em Vila de Abrantes. A atividade foi realizada em parceria entre a Sejuv, a Secretaria da Mulher (Semu) e o Grupo Ciclovia em Ação. A pasta também realizou o 1º Torneio Feminino de Futebol Humano e disputa de pênaltis. A atividade foi organizada pelo grupo de alunas de dança da professora Ivânia Lopes e ocorreu no estádio municipal.
Com o objetivo geral de promover reflexões e debates em torno das políticas e propostas para o esporte na atualidade, bem como a sua implementação, a Jornada Pedagógica Esportiva debateu o tema: “Fortalecendo saberes com inovadoras práticas na educação esportiva”. No mesmo mês, também foi realizado pela primeira vez em Camaçari, o Campeonato LPO – Levantamento de Peso. Organizado pela Federação Desportiva de Levantamento de Peso Olímpico da Bahia (FELP-BA), em parceria com Sejuv, a competição reuniu dezenas de adeptos da modalidade, nas categorias: feminino, masculino e juvenil.
A primeira edição dos Jogos da Diversidade de Camaçari ocorreu em abril de 2022. O evento, realizado durante dois dias no Clube Arsenal, promoveu diversas atividades esportivas e culturais, a apresentação de grupos de capoeira, shows musicais e competições de futevôlei, baleô e fut7 femininos. Pela primeira vez, Camaçari sediou um torneio de futevôlei com duplas totalmente femininas, até então, as mulheres compunham com atletas do masculino, a chamada categoria mista.
Em maio, o município foi palco de importantes competições regionais, entre elas, a Copa Norte/Nordeste de Futebol de Amputados, que reuniu oito equipes de seis estados brasileiros: Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí e Amapá; e a 1ª Etapa do Campeonato Norte-Nordeste Brasil de BMX, com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais do bicicross. Planejados cuidadosamente, os eventos ofereceram estrutura segura e adequada, com espaço para inclusão, através do camarote de acessibilidade para pessoas com deficiência, arquibancadas, banheiros e espaço reservado para a comercialização de alimentos e bebidas, o que promoveu o aumento de renda dos vendedores informais.
Em 2022, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, firmou para parceria com a equipe de Futebol Americano Cavalaria 2 de Julho FA e disponibilizou o Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes para que a equipe pudesse realizar os treinos, bem como sediasse os jogos oficiais da liga nacional – Liga BFA (Brasil Futebol Americano). O acordo firmado no início deste ano, possibilitou que a preparação e os treinos do time fossem realizados no estádio municipal, sem nenhum custo financeiro para o município.
De volta ao calendário esportivo do município, após dois anos, devido à pandemia da Covid-19, a 32ª edição da Corrida 2 de Julho foi marcada pela inclusão de atletas com deficiência. A disputa reuniu em torno de mil inscritos, distribuídos em 11 categorias por idade (masculino e feminino) e especial, sendo que a última foi destinada às pessoas com deficiência, que fazem o uso de cadeiras de rodas, e também os amputados. A solidariedade fez parte do evento, pois o participante gerou um investimento social de quatro quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente foram distribuídos para instituições beneficentes da cidade.
As atividades esportivas no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Arembepe, começaram no mês de agosto, com a realização do Circuito Esportivo. No local, foram realizados dois dias de atividades esportivas com competições de handebol, futmesa, futsal e basquete, além de apresentações de zumba, artes marciais e capoeira. Atualmente, o equipamento atende cerca de 320 crianças em aulas de iniciação ao esporte, nas modalidades: basquete, handebol, vôlei e futsal. O local também recebeu jogos do Campeonato Baiano de Basquete e atualmente acolhe eventos esportivos e culturais da comunidade local. Ainda em agosto, a prefeitura, por meio da por meio da pasta, promoveu o Curso de Formação, Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos. A iniciativa ocorreu em parceria com o Instituto Barrichello e foi direcionada para lideranças comunitárias, gestores e técnicos de organizações da sociedade civil ou administração direta.
No mês de aniversário de emancipação política de Camaçari, a Sejuv apresentou durante o desfile de 28 de Setembro, um misto de inclusão, exemplos de superação e prestação de contas da gestão do esporte. Dezenas de modalidades esportivas que estiveram presentes na avenida se dividiram em seis alas. A banda Som do Timbal abriu o desfile com a passagem de dirigentes de escolinhas de futebol e seus atletas; equipe de voleibol; e o núcleo de esportes da Cidade do Saber, formado por alunos e professores de natação, hidroginástica, taekwondo, karatê, judô, capoeira e ginástica rítmica.
A costa sediou o maior evento regional de cicloturismo, com mais de 3,5 mil ciclistas por um percurso 35 quilômetros (km) em trilhas que passaram por estradas de terra, asfalto e áreas de mata, promovendo esporte, lazer e diversão, ao tempo que fomentou o ecoturismo local e o fomento à economia de centenas de famílias. O 1º Cicloturismo da Costa de Camaçari foi realizado em Guarajuba, fruto da parceria entre o Grupo Sonho de Ciclista e a Prefeitura de Camaçari, através das secretarias de Governo (Segov), Cultura (Secult), Turismo (Setur), e da Sejuv.
Ainda em comemoração aos 264 anos de Camaçari, a pasta do esporte realizou a Corrida Camaçari no mês de outubro. Considerada a maior corrida de rua da cidade, a prova teve percurso de 7 km e atraiu centenas de atletas profissionais, amadores, com deficiência e idosos, bem como adeptos da modalidade esportiva. Marca registrada nos eventos esportivos da Sejuv, a inclusão mais uma vez foi destaque.
Já em novembro, foi retomado o atendimento da Academia Pública de Reabilitação, que funciona no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. Ao todo, foram disponibilizadas 360 vagas, sendo 60 destinadas para rematrículas e 300 para novas adesões. Por fim, a secretaria deu seguimento em mais uma edição do projeto Boxe Itinerante Sejuv, levando esporte e lazer para as praças e bairros do município. O local escolhido para esta edição foi a nova Praça do Papagaio, em Jauá. A competição contou com oito lutas, nas categorias: infantil, cadete, juvenil e elite.