Allan Carter – Colaborador
Foto: Sam Robles / CBF
Na madrugada brasileira, 5H (Horário de Brasília), final de tarde no Japão, às 17H, as seleções femininas da China e do Brasil entraram em campo no Stadium Miyagi, na cidade de Miyagi, com pequeno público no estádio. o time entrou confiante com destaque para Marta, Formiga e Debinha e a confiança na técnica Pia Sundhage. A Seleção Feminina, que nunca levou gols em jogos de estreia nas Olimpíadas, manteve essa tradição, com a vitória brasileira por 5 a 0 contra a China.
A alagoana Marta abriu o placar do jogo e marcou o primeiro gol do time aos oito minutos do primeiro tempo. Debinha marcou o segundo gol do Brasil. A atacante de ouro da Pia Sundhage, grande nome do momento, marcou seu décimo terceiro gol na era Pia.
No segundo tempo, aos cinquenta e oito minutos, Duda é substituída por Andressa Alves, que estava na lista de suplentes e com a nova regra da Fifa, que permitiu 22 jogadoras invés de 18, foi oficializada na seleção. A segunda substituição foi de Formiga pela Julia Bianchi.
No segundo momento, aos setenta e três minutos, Marta marca seu segundo gol, sobre forte defesa chinesa. A defesa estava compacta e a alagoana despretensiosamente jogou direto para o gol ao receber o passe. Andressa Alves marcou o quarto gol do Brasil, aos oitenta minutos de jogo, em falta que desestabilizou a atleta. Com a vitória garantida, a camisa 10 Marta foi substituída pela Ludimilla.
Nos minutos finais o Brasil marcou seu quinto gol pela Imperatriz Bia Zaneratto, consagrando a estreia do futebol feminino brasileiro nas olimpíadas. O próximo jogo da Seleção Feminina é contra a Holanda no dia 24\07, Sábado às 8H (Horário de Brasília).