Dos 25 clubes que estavam nas séries A e B do Brasileiro em 2018 e foram patrocinados pela Caixa Econômica Federal, apenas quatro conseguiram um patrocínio para substituir o banco estatal. Após a eleição de Jair Bolsonaro, executivos da Caixa avisaram aos presidentes dos times que não estava nos planos do banco continuar apoiando clubes de futebol.
“É possível fazer coisas 100 vezes melhores com menos recursos do que gastar com publicidade em times de futebol”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, no último dia 7, durante cerimônia de posse do novo presidente do banco, Pedro Guimarães.
Dos clubes patrocinados pela instituição financeira em 2018, apenas Atlético-MG (BMG), Ponte Preta (Pilot pen), CSA (Carajás Home Center) e Paysandu (Banpará) conseguiram novos patrocinadores para o espaço mais nobre do uniforme.
O banco estatal injetou R$ 191,7 milhões no futebol em 2018. O valor inclui também o apoio a campeonatos estaduais no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, além da Copa do Nordeste e da Copa Verde.
Entre os 21 times restantes, a maioria tenta fazer acordos pontuais, válidos por curto período. O Bahia colocou a Canaã Alimentos, que tem contrato para explorar a região dos ombros da camisa, no espaço mais importante do uniforme depois de a marca ajudar na contratação do centroavante Fernandão. Criciúma e CRB fizeram o mesmo.
Há os que usam o espaço de maneira institucional, enquanto não conseguem patrocínio. É o que já fizeram Santos, Cruzeiro, Londrina, Vitória, Ceará, Coritiba, Goiás e Fortaleza. O Santos fez duas partidas no Estadual com desenho no uniforme que homenageava o aniversário da cidade de Santos, que aconteceu em 26 de janeiro.
Como os 25 clubes apoiados pela Caixa ficaram:
– Com novo patrocínio master: Atlético-MG (BMG), Ponte Preta (Pilot pen), CSA (Carajás Home Center) e Paysandu (Banpará);
– Patrocínio pontual em um jogo: Bahia (Canaã Alimentos), CRB (Vrauu Energy Drink) e Criciúma (Resicolor)
– Uso do espaço para propaganda institucional: Santos (homenagem ao aniversário do clube), Cruzeiro (programa de sócios), Ceará (programa de sócios), Coritiba (programa de sócios), Goiás (TV Goiás), Fortaleza (programa de sócios), Londrina (programa de sócios) e Vitória (programa de sócios);
– Ainda sem patrocínio master ou institucional: Flamengo, América-MG, Paraná Clube, Avaí, Athletico-PR, Atlético-GO, Vila Nova e Sampaio Corrêa;
– Com contrato com a Caixa até fevereiro: Botafogo e Sport.