Sem grandes sustos e jogando um futebol mais organizado que do início da temporada, o Bahia venceu o Botafogo (PB), em João pessoa, e terminou a fase de grupos como líder. O tricolor pegará agora um dos times que ficaram como segundo colocados em seus grupos – o sorteio acontece na segunda-feira. Edigar Junio e o menino Marco Antonio (o primeiro dele como profissional) marcaram para o atual campeão do Nordeste. Agora, as atenções estão voltadas para o clássico decisivo de domingo, na Fonte Nova, contra o rival Vitória, que leva a vantagem de dois empates. Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos. Detalhe, o jogo terá torcida única dos donos da casa, o Bahia. Mesmo perdendo em casa, o Botafogo também conseguiu a classificação, graças ao tropeço do Náutico, que não conseguiu passar de um empate por 2×2 contra o Autos, no Piauí.
Foi um primeiro tempo basicamente sem sustos para o Bahia. Muito segura na defesa, a equipe não foi ameaçada pelo Botafogo-PB, que não exigiu sequer uma intervenção do goleiro Douglas. Já o Tricolor construiu boas jogadas pelos lados do campo, sobretudo com Nino Paraíba, autor da assistência para Marco Antônio marcar o segundo gol da partida. Antes, Edigar Junio, de pênalti, já havia aberto o placar, em outra boa jogada do lateral-direito.
Mesmo atrás no placar e pressionado pelo jogo do Náutico, que poderia garantir a classificação caso vencesse, o Botafogo-PB não demonstrava força para furar o bom sistema defensivo tricolor. O Bahia, por sua vez, diminuiu o ritmo da etapa inicial, porém manteve a superioridade e criou as melhores oportunidades. Edigar Junio teve um gol anulado por impedimento; Zé Rafael perdeu uma chance incrível. Depois do apito final, os paraibanos tiveram que esperar cerca de um minuto para poder comemorar a vaga no mata-mata do Nordestão.
O Bahia termina a fase de grupos na liderança do Grupo C, com 12 pontos conquistados. O Belo contou com o empate do Náutico para garantir vaga na fase de mata-mata da Copa do Nordeste. Os adversários de ambas as equipes serão definidos em sorteio. Os jogos das quartas de final só serão realizados em maio.
(Com informações do Globo Esporte)
FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB 0x2 Bahia
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Local: Almeidão, em João Pessoa
Data: 29/03/2018 (quinta)
Horário: 21h45
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Antônio Fernando de Sousa Santos e Antônio Adriano de Oliveira (ambos do MA)
Cartão amarelo: Rafael Jataí (Botafogo-PB) / Nino Paraíba, Zé Rafael, Léo (Bahia)
Gol: Edigar Junio e Marco Antônio (Bahia)
Botafogo-PB: Saulo; Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Daniel Nazaré; Rafael Jataí, Djavan, Allan Dias (Marlon), Hiroshi (Carlos Renato) e Marcos Aurélio; Dico (Rafael Castro). Técnico: Leston Júnior.
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Grolli e Léo; Elton; Marco Antônio (Allione), Gregore, Vinícius (Régis) e Zé Rafael; Edigar Junio (Júnior Brumado). Técnico: Guto Ferreira.
Foto: Josemar Gonçalves