Uma semana de muita música boa aguarda os frequentadores da Casa da Mãe, com uma programação repleta de talento e diversidade. Na segunda-feira, dia 22 a Casa da Mãe dá início à semana com o show de Mãeana, com uma homenagem única a João Gilberto e João Gomes. Em um espetáculo que une bossa nova com piseiro, Mãeana encanta o público com seu carisma e irreverência, todas as segundas-feiras, às 21h.
Na terça-feira, é a vez do Samba Jazz e do Sarau tomarem conta do espaço, trazendo música instrumental com charme no Samba Jazz e as surpresas do que ocorrer no palco com o Sarau gingado. E atenção, na quinta-feira, dia 25, temos o último FUÁ da temporada com Ana Barroso e Guigga. Prepare-se para uma noite de clássicos do cancioneiro junino e canções autênticas, acompanhadas por um trio nordestino. Uma celebração da música regional que não pode ser perdida!
E na sexta-feira, a Casa da Mãe recebe Eloah para o ‘Samba de Leoha’, uma verdadeira experiência musical que atravessa os gêneros e as emoções. Não deixe de conferir essa voz única e visceral, que promete emocionar e envolver o público com sua arte autêntica. A semana termina em grande estilo no sábado, dia 27, com Sandra Simões apresentando seu show ‘Sou Bamba e Rock’n Roll’. Uma jornada musical que reflete a pluralidade e a essência da artista, com músicas autorais e releituras de grandes clássicos.
Confira a programação da semana:
SEGUNDA-FEIRA, dia 22 de abril – Mãeana – A semana musical na Casa da Mãe começa na segunda-feira, pontualmente às 21h, com o show da cantora carioca Mãeana, que faz show homenageando João Gilberto e João Gomes. “Imaginar João Gilberto no piseiro e João Gomes na bossa nova foi a semente desse show”, conta a cantora, que é acompanhada de Bem Gil e Sebastian Notini. Mãeana realiza o show “JG – João Gomes e João Gilberto” desde agosto de 2022 na Casa da Mãe. O repertório junta repertório com as canções do pai da Bossa Nova, João Gilberto, e os piseiros de um dos mais famosos representantes do gênero, João Gomes. Os dois tem 70 anos de diferença, apesar da pouca distância que separam suas origens: Juazeiro, na Bahia, e Serrita, Pernambuco.
As primeiras músicas são uma fusão dos piseiros com as bossas, com arranjos que fazem com que não se sinta o corte entre uma parte e outra. Depois, vem uma de cada JG, separadas. Mãe Ana equilibra em cima do palco a adaptação das sagradas canções de bossa nova com um releitura um tanto cult dos piseiros – difícil negar esse aspecto, já que o original tem contexto, raça e público completamente distintos. Sob sua guia, ambas se tornam uma coisa só, passíveis de serem dançadas com sarradas e rebolado com quebradinha de lado, o que Ana faz timidamente, mas de forma suficiente para criar um clima cômico (e agregador).
Mãeana no show “JG – João Gomes e João Gilberto”
Segundas-feiras, 22 e 29 de abril, às 21h
Valor do Couvert: 40,00
TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril – Samba Jazz e Sarau da Casa da Mãe – E a sempre aguardada terça-feira da música instrumental , interpretada por Mathias Traut, Samuel Cabral, Tobias Möller, Jordi Amorim e Fernando Isaia volta essa semana, com o espaço do Samba-Jazz na cena musical de Salvador.
Terças-feiras, às 20h30
Valor do Couvert: 25,00
TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril – Sarau Casa da Mãe – Logo depois começa o Sarau Casa da Mãe, um palco aberto para os artistas, que podem ser inscrever na hora e apresentar até três músicas. Tem artistas fixos que ajudam a manter viva a ideia do Sarau como Paulo Giron, Márcio Dubeó e Gil Vicente Tavares. O Sarau começa às 23:45 e a entrada é livre, sem couvert.
Sarau Casa da Mãe
Terças-feiras, às 23h45
Gratuito
QUINTA-FEIRA, dia 25 de abril – “Fuá”, com Ana Barroso e Guigga – E acontece quinta-feira o último Fúa, Ana Barroso e Guigga apresentam o show com clássicos do cancioneiro junino e canções que participam do repertório dos artistas acompanhados de um trio nordestino. Guigga é artista do sertão baiano, nascido e criado na cidade de Maracás. Foi o vencedor do Festival Nacional da Canção nos anos de 2015 e 2021. Agora se prepara para o lançamento do disco “Mar sobre Pedras” com o músico Tarcísio Santos. Atriz, cantora e compositora, Ana Barroso nasceu em Vitória da Conquista e renasceu em Jequié-BA, onde formou-se em Teatro pela UESB. Foi vencedora do FAMUS (2020) e fez seu disco de estreia “Cisco no Olho” (2021). Apresentou o OSBREGA Concerto para o Amor com a Orquestra Sinfônica da Bahia na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (2023) e no mesmo palco interpretou Irmã Dulce no Musical A Peleja da Santa Dulce dos Pobres. A artista é um elo entre o original e a tradição; em suas canções autorais, expressa a beleza e a peleja que a vida incorpora na sua e em outras existências.
“Fuá”, com Ana Barroso de Guigga
Quinta-feira, 25 de abril, às 21h
Valor do Couvert: 35,00
SEXTA-FEIRA, dia 26 de abril – “Samba de Leoha”, com Eloah – E começando o fim de semana na Casa da Mãe temos o Samba de Leoha, com Eloah. Dona de uma voz única, Eloha é uma multiartista vinda do Litoral Sul da Bahia. Mulher preta, bissexual e mãe-solo com mais de 20 anos de palco e “30 anos de guerra”, como afirma em “Mais de 30”, seu lançamento mais recente. O show conta com além de Eloah Monteiro, com Ágatha Clarissa, Garotinho 7cordas e Amanda Quadros. Por do meio samba, a multiartista canta os desafios e conquistas da mulher preta nas suas composições e tem como principal marca sua voz potente e versátil. Também é conhecida pelo traço visceral da sua obra e seu poder de emocionar, seja pelo seu timbre que atravessa, seja pelos temas sensíveis que aborda.
Em 2024, ela se prepara para a gravação de um EP de sambas inéditos e estreia também o “Samba da Leoah” que existe desde 2021 em Salvador, com um repertótio diverso que representa bem o samba brasileiro com uma roda de samba que passeia pelas múltiplas vertentes do gênero, inclusive pelas variações afro-baianas.
Samba de Leoha, com Eloah
Sexta-feira, dia 26 de abril, às 22h
Valor do Couvert: 35,00
SÁBADO, dia 27 de abril – Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock’n Roll” – E retorna esse sábado a cantora e compositora, Sandra Simões apresentando as músicas do seu famoso CD Sou Bamba e Rock’n Roll”, além de outras canções que compõem repertórios de shows já realizados por ela. O álbum traz músicas autorais, algumas já apresentadas ao público ao longo de sua carreira, e releituras de artistas que influenciam seu trabalho. Com repertório que se apropria de elementos musicais do samba, rock, maxixe, tango e outros gêneros, reflete a pluralidade de Sandra Simões, que consegue transitar entre diferentes ritmos, sem perder a essência da sua personalidade musical.
Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock’n Roll”
Sábado, 27 abril, às 22h
Valor do Couvert: 35,00