Mais de 3 mil pessoas foram atendidas para renegociar as dívidas no mutirão do Procon durante Semana do Consumidor
A certeza de uma nova realidade na vida de mais de três mil baianos e baianas foi reconquistada na Semana do Consumidor. Ao todo, 3.250 consumidores/as conseguiram atendimento no mutirão de renegociação de dívidas, promovido pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). As dívidas com cartão de crédito, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras, além de dívidas com serviços de água e energia, foram as mais recorrentes.
Os dados parciais, fornecidos pelo órgão, são referentes aos cinco dias de atendimento do mutirão de segunda-feira (13) até as 15 horas desta sexta-feira (17). Por conta da procura, cerca de 400 pessoas foram agendadas para serem atendidas na segunda-feira (20) e terça-feira (21) na sede do órgão, em Salvador.
“A pandemia e o desemprego tiveram um impacto muito grande na vida financeira dos consumidores e afetou o pagamento das contas, principalmente, de cartões de crédito e outras operações financeiras, e serviços essenciais como água e energia. Alguns consumidores chegaram com débitos a serem quitados em mais de cinco empresas. Isso mostra que eles estão superendividados. Por outro lado, o mutirão apontou que os consumidores querem sair da inadimplência e estão buscando melhorias na vida financeira”, afirmou a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes.
As renegociações relacionadas a serviços financeiros como cartões de créditos, empréstimo consignado e outras modalidades lideram com 1070 atendimentos. Já os débitos de água (Embasa) e energia (Coelba) registraram 478 e 486, respectivamente.
Iniciado na última segunda-feira (13), o mutirão de renegociação de dívidas integrou uma das ações do Procon-BA na Semana do Consumidor para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado na quarta-feira (15). Também foram realizadas campanhas educativas, com distribuição de material e de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e operações de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais da capital baiana para inibir práticas abusivas ao consumidor.
Fotos: Andreza Mona- Ascom/SJDH