Os/as consumidores/as baianos/as têm uma oportunidade para renegociar as contas em atraso com o Mutirão de Negociação de Dívidas. A ação, iniciada nesta segunda-feira (13), é realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), e vai até a próxima sexta-feira (17).
Dívidas com cartão de crédito, água, energia, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras podem ser renegociadas pelo consumidor. De acordo com a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes, “A pandemia do Coronavírus afetou a vida financeira dos baianos, e com isso, as contas foram acumulando. Estamos oferecendo para o consumidor uma oportunidade para renegociar ou quitar as dívidas e trazer o equilíbrio financeiro”, explicou a diretora. No primeiro dia do mutirão, 140 pessoas foram atendidas em Salvador e 45 no interior do estado.
A oportunidade chegou na hora certa para Júlio César, morador de Cajazeiras, em Salvador, que aproveitou para renegociar a dívida com os cartões de crédito. “Procurei o Procon-BA para renegociar as dívidas com os cartões de crédito que estão em atraso. O mutirão me ajudou a fazer a negociação de uma maneira mais segura e fugir das fraudes”, afirmou Júlio César.
MUTIRÃO DE RENEGOCIAÇÃO
O atendimento acontece por ordem de chegada, na sede Central do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes, em Salvador, das 8h30 às 16h. Nas cidades do interior do estado, o atendimento segue de acordo com o horário de funcionamento da unidade SAC à qual o posto está vinculado. O atendimento pode ser agendado através do www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo IOS e Android.
No momento do atendimento, o consumidor deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência e documentos que comprovam a relação de consumo como, contrato de empréstimos, financiamentos, faturas de água, energia, fatura cartão de crédito, entre outros.
SEMANA DO CONSUMIDOR
A ação faz parte da Semana do/a Consumidor/a, que acontece até sexta-feira (17), em alusão ao Dia Mundial do/a Consumidor/a, comemorado na quarta-feira (15).
Durante a ação, também serão realizadas campanhas educativas, com distribuição de material e de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e realizadas operações de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais da capital baiana para inibir práticas abusivas ao consumidor.
No dia 15, às 14h30, será divulgado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2022 (ranking das empresas mais reclamadas no órgão), em um evento que acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), que fica na Rua Portão da Piedade, 2 de Julho, Salvador.