Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural Nacional, celebrado em 17 de agosto, está sendo promovida em Salvador, desta segunda (20) a sexta-feira (24), a Semana do Patrimônio, com uma programação gratuita que inclui oficinas, apresentações culturais e a exposição do livro ‘Viagem Pitoresca e Histórica do Brasil’, do artista plástico, pintor e desenhista francês, Jean Baptiste Debret. O livro é um registro em texto e pinturas de cenas do cotidiano brasileiro, feitos durante viagens realizadas pelo autor ao longo dos 15 anos em que viveu no país, em meados do século XIX.
De acordo com o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, o objetivo da Semana do Patrimônio é debater e apresentar aos participantes a história, curiosidades e outros detalhes de patrimônios da capital.
A abertura da programação, realizada nesta segunda-feira, contou com a apresentação das fotografias do livro para policiais militares e civis que atuam na região do Centro Histórico. “O curso foi realizado a partir da parceria entre a PM e o Ipac, envolvendo todos os agentes de segurança do Pelourinho. Foi muito interessante, porque a gente trabalha em um local que tem um patrimônio histórico incrível, mas, na verdade, não conhece a história dele. O pessoal adorou o curso, foi muito proveitoso”, declarou o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, coronel Arnaldo Neto.
A programação, voltada para estudantes, comerciantes da região e interessados em geral segue até o dia 24 de agosto, sempre no turno da tarde, na sede do Ipac, que fica Na Rua Gregório de Matos, n 29, Pelourinho.
Confira abaixo as datas e horários das atividades:
20 de agosto
14h – Fotografias de Inspeção: Trabalho realizado a partir do registro fotográfico de 900 imagens para reconhecimento da integridade física do encadernamento dos três volumes do livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”,
14:30h – Interatividade no Papel: Manipulação técnica por Bibliotecária, proporcionando a interatividade com o público a partir da apresentação do livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
15:30h – Balé do Teatro Castro Alves – “Pílulas Dançadas”
16h – Cântico Negro: Declamação do poema-manifesto Cântico Negro do escritor português José Régio.
21 de agosto
14h – Maternidade Amorosa: Contação de histórias mitológicas das culturas afro e indígenas brasileira.
15:30hs – Eu amo meu cabelo: Desfile focado na estética do cabelo crespo natural
22 de agosto
14h – Interatividade no Papel
15h – Orquestra Sinfônica da Bahia – “Cameratas”
16h – Fotografias de Inspeção
23 de agosto
14h – Cântico Negro
14h – Empreendedores Afro-Latinos
15:30hs – Eu amo meu cabelo
24 de agosto
14h – Interatividade no Papel
15:30h – Balé do Teatro Castro Alves – Atlântico
16h – Mostra de Fotografias de Inspeção