A Semana Santa será celebrada com missas online e o número reduzido de fiéis nas 101 paróquias localizadas em cinco municípios que compõem a Arquidiocese de Salvador, por causa da pandemia de Covid-19.
Na Catedral Basílica de Salvador, localizada no Terreiro de Jesus, todas as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Os fiéis que desejarem participar presencialmente na Catedral, deverão entrar em contato, por telefone (71 3321-4573), para realizar o agendamento.
Aqueles que não conseguirem vaga, ou que são do grupo de risco, poderão acompanhar, em tempo real pelo perfil oficial da Arquidiocese de Salvador no Facebook.
A tradicional cerimônia do ‘Lava-Pés’, onde é feita a lavagem dos pés de alguns fiéis, não deve ser realizada em nenhuma paróquia.
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, cada comunidade vai organizar suas próprias celebrações, de modo a alcançar os fiéis pelas redes sociais. A área da arquidiocese abrange os municípios de Itaparica, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.
No ‘Domingo de Ramos’ (28 de março), a sugestão é de que os fiéis assistam as celebrações remotamente com os ramos nas mãos e que depois os mesmos ramos sejam colocados nas janelas ou portas de suas casas.
Todas as celebrações deverão ser realizadas observando-se as orientações de cada município e também da Arquidiocese, por causa da pandemia.
Programação da Semana Santa na Catedral Basílica:
- Domingo de Ramos (28 de março) – Missa, às 10h (não haverá procissão);
- Quinta-feira Santa (1º de abril) – Missa da Instituição da Eucaristia (Ceia do Senhor), às 17h. Não haverá a cerimônia do Lava-pés.
- Sexta-feira Santa (2 de abril) – Celebração da Paixão do Senhor, às 15h
- Sábado Santo (3 de abril) – Vigília Pascal, às 17h30
- Domingo de Páscoa (4 de abril) – Santa Missa Solene, às 10h
G1