Para agregar valor à produção da fruta nativa do semiárido baiano, o licuri, a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), localizada no município de Monte Santo, lança mais uma novidade. Depois do sucesso da cerveja de licuri, a cooperativa lança o chopp de licuri, na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até este domingo (1º/12), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.
O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).
O chopp de licuri é feito a partir dos ingredientes das melhores escolas cervejeiras artesanais e é acrescida da polpa de licuri maduro, por meio de processo de despolpamento. A principal matéria-prima da bebida é colhida por 750 famílias de agricultores familiares e extrativistas, que de forma sustentável colhem e beneficiam o fruto, em diversos municípios da região.
De acordo com o representante da Coopersabor, Charles Costa, o trabalho com o beneficiamento do licuri possibilitou uma fonte de renda aos agricultores dessa região: “Mas também foi uma forma que a cooperativa encontrou para garantir a conservação dessa palmeira, antes desvalorizada e, por vezes, ameaçada de extinção, sendo derrubadas para dar lugar a outras plantações”.
Além da cerveja e do choop de licuri, a Coopersabor e seus cooperados produzem uma diversidade de produtos oriundos do licurizeiro como o azeite, o óleo, petisco de licuri torrado e salgado, doces, polpas, licuri in natura, além de artesanatos da palha.
O chopp, a cerveja e os produtos de licuri podem ser encontrados no Armazém Sisal, um dos 27 Armazéns e na Praça Gastronômica, que compõem a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.