Com o objetivo de ordenar e fiscalizar o comércio informal, iluminação, salvamento marítimo e defesa do consumidor, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) divulga suas ações para o Carnaval 2019, evento realizado durante o período de 28 de fevereiro a 05 de março, na capital baiana.
Na folia momesca, durante os 6 dias de festa, a Semop atuará com 1.2 mil profissionais envolvidos na fiscalização e ordenamento do mercado informal, iluminação, Defesa do Consumidor, Salvamar e combate à poluição sonora.
Para realizar o trabalho com todo esse efetivo, o secretário Felipe Lucas revela que foram inúmeras reuniões de planejamento e estudo. “A operação Carnaval teve uma atenção especial da nossa pasta. Estamos comprometidos em organizar a melhor festa de rua do planeta porque esse é o cartão de visitas da cidade. Quando tudo corre bem, a alegria ganha destaque”, afirmou.
O órgão disponibiliza 10 mil postos de trabalho para o comércio informal, 2 mil licenças para ambulantes e 500 licenças diversas destinadas a food truck, baianas de acarajé, carrinho de pipoca e cachorro quente, entre outros. Além de participar na central de monitoramento e câmeras nos circuitos da folia.
Para oferecer suporte e segurança maior, à população que quiser curtir o Carnaval nas praias, a pasta distribuirá seis postos extras de Salvamar no circuito Barra/Ondina com funcionamento de 24h.
A iluminação pública conta com 4.015 projetores de 400 a 1000w, 1.212 luminárias “low by” e tudo isso com 55 fiscais de prontidão. A secretaria também atuará ao lado da Codecon oferecendo atendimento a denúncias, fiscalização e um balcão de divulgação e educacação para o consumo.