A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou um treinamento com equipes da pasta para apoiar o cadastramento de ambulantes nas Prefeituras-Bairro que desejam atuar nas festas populares da cidade. De acordo com Fabiana Moura, coordenadora de Gestão de Feiras e Mercados, além do atendimento presencial em todas as unidades administrativas espalhadas pela capital baiana, o procedimento também poderá, em breve, ser feito online através do site .www.sca.salvador.ba.gov.br
“A Semop treinou 20 fiscais para atender nas Prefeituras-Bairro. Vamos prestar esse suporte para quem tiver dificuldade ou não tiver acesso a computador, celular ou internet para utilizar o aplicativo de cadastramento das festas populares. Equipes da Semop estarão em todas as unidades auxiliando no que for necessário para que todos os ambulantes possam concorrer às vagas”, garantiu Fabiana.
Ainda segundo a coordenadora, as equipes estarão disponíveis em guichês nas unidades das Prefeituras-Bairro assim que as inscrições forem iniciadas – o prazo ainda será divulgado.
No momento do processo, o interessado deverá fornecer diversas informações, incluindo nome completo, número da carteira de identidade, CPF, endereço completo, e-mail e telefone. A lista completa de dados e documentos necessários pode ser consultada no próprio site de inscrição.
Após o cadastramento, todos os inscritos serão avaliados pela Semop, que atribuirá uma pontuação baseada em critérios como condição social, grau de vulnerabilidade e capacitação profissional.
Assim como no ano passado, os ambulantes poderão se inscrever para mais de uma festa popular, sendo necessário realizar uma inscrição separada para cada evento.
O calendário de festas começa com o Festival da Virada, que acontecerá na orla da Boca do Rio entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, e se estende até o Carnaval, incluindo a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, além dos circuitos pré-carnavalescos como Fuzuê, Furdunço e Pipoco.
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS