Os estudantes da Escola Municipal Catu de Abrantes receberam a 12º edição do projeto “Semu nas Escolas – Todos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, nesta terça-feira (7/3). Na ocasião, professores e alunos da unidade, localizada no Loteamento Curva do Rio, em Catu de Abrantes, tiveram a oportunidade de assistir palestras e apresentações sobre a temática.
Durante a programação, os presentes receberam informações através de uma dinâmica sobre os tipos de violência, as atitudes que se enquadram como violência de gênero, as leis de proteção à mulher, além de orientações sobre os serviços e equipamentos prestados pela Semu para atender o público feminino..
A superintendente da pasta, Cíntia Lopes, ressaltou que muitos adolescentes passam por problemas envolvendo a violência doméstica. “De maneira direta ou indireta, eles passam por esse tipo de violência, até mesmo em suas casas. Assim como nós nos preocupamos com as mulheres, é importante trazer assuntos como esse para que os adolescentes, comecem desde então a aprender assuntos significativos para a sua vida e para a sociedade como um todo”, ressaltou.
Uma das técnicas da pasta, a advogada Márcia Hurbath, acredita que promover essa conscientização entre crianças e adolescentes é uma política pública eficaz. “Devemos reforçar que tudo passa pela educação. Muitas vezes a violência doméstica está camuflada, porque as pessoas não estão bem informadas, não denunciam, sentem medo, acham que não vai dar em nada. Quando os filhos presenciam o pai agredir a mãe, acabam achando que é natural, e o objetivo deste projeto é a desnaturalização da violência doméstica familiar contra a mulher. Por isso estamos levando essa ação para as escolas. Para que cada vez mais cedo, a população entenda sobre os direitos das mulheres, e para disseminar o respeito entre as famílias em geral”, destacou.
A professora de geografia, Arlinda Maria Rodrigues, reforçou a importância do tema e a forma como foi abordado. “É importante essa ação de prevenção, e a dinâmica que foi apresentada foi bastante esclarecedora. É preciso se conscientizar sobre a importância da violência de gênero”, disse.
O projeto faz parte de uma parceria entre as secretarias da Mulher (Semu) e da Educação (Seduc), juntamente com a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).