Representantes da rede particular de ensino participam, dia 26, de encontro para conhecer modelo de atuação do SENAI em relação ao itinerário V e possibilidades de parceria
A partir de 2022, o Novo Ensino Médio começará a ser implementado nas escolas públicas e particulares. As mudanças estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017 e em conformidade com o cronograma proposto pelo Ministério da Educação (MEC), na Portaria nº 521/2021, contempla o currículo vocacionado, com cinco opções de itinerários formativos, incluindo o Itinerário V, que possibilitará ao estudante adquirir formação técnica e profissional.
O Itinerário V – Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio, tem no SENAI BAHIA uma referência na oferta desta formação especializada. Para apresentar às escolas baianas como a educação profissional é trabalhada em um dos maiores complexos de educação profissional da América Latina, será realizado, no dia 26 de agosto, das 10h às 12h, o evento O Novo Ensino Médio e a Educação Profissional – O SENAI BAHIA como parceiro da sua Escola, que será transmitido pelo canal do SENAI no YouTube: YOUTUBE.COM/SENAIBAHIA.
O evento vai reunir especialistas em educação, a exemplo do Prof. Dr. Eduardo Deschamps, referência no assunto, além das gerentes executivas de Educação do SESI BAHIA e do SENAI BAHIA, Cléssia Lobo e Patrícia Evangelista, respectivamente. Elas irão falar da experiência piloto de implantação do Novo Ensino Médio na rede SESI/SENAI na Bahia, que formou a primeira turma em dezembro de 2020. Também vão apresentar às escolas as possibilidades de parceria.
O SENAI BAHIA quer ser parceiro das escolas baianas neste desafio, oferecendo a melhor solução para a implementação do Itinerário V. A proposta é preparar estudantes engajados e inovadores para os desafios do mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.
Para isso, a proposta do SENAI BAHIA para o Novo Ensino Médio foi estruturada em três etapas, já a partir do 1º ano do ensino médio, visando ao desenvolvimento de competências básicas e socioemocionais, raciocínio lógico, lógica de programação e autoconhecimento, além de estruturação do projeto de vida e carreira. Nos outros dois anos, o estudante tem a opção de formação em um curso técnico ou em trilhas de qualificação profissional. Ao final do ensino médio, o jovem estará preparado para enfrentar os desafios do mundo de trabalho.
O principal benefício que uma formação profissional assegura é a perspectiva de inserção mais rápida no mercado de trabalho. O SENAI conta com a preferência de 95% das empresas no momento de contratar um profissional e registra um índice de 72% de empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos.