Um decreto publicado na quarta-feira (15), no Diário Oficial do Município, prorrogou as medidas de restrição contra o coronavírus, na cidade de Sento Sé, norte da Bahia. Com isso, o município permanece em estado de emergência em saúde pública até dia 21 de abril e as aula da rede municipal ficam suspensas até três de maio.
O decreto ainda recomenda que as instituições privadas de ensino façam o mesmo. Além disso, as demais restrições previstas nos decretos anteriores foram prorrogadas até 21 de abril.
Com relação ao comércio, ficam autorizadas as atividades nas unidades dos ramos de autopeça, lava jato, material de construção, farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, casas de rações, produtos agrícolas, bancos, lotéricas e postos de combustíveis.
Todos os estabelecimentos comerciais devem realizar limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos.
Lanchonetes, sorveterias, bares, trailers de alimentação, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializem alimentos prontos para consumo só podiam funcionar com o serviço delivery.
Permanecem suspensos o funcionamento do Mercado Municipal, feiras livres e vendas de ambulantes, salões de beleza, centros estéticos, missas e quaisquer cultos religiosos, centros de reuniões e eventos. Além disso, está determinado o fechamento de todas as academias, clubes sociais e esportivos, ginásio de esportes, campos de futebol, quadras de futsal e de society.
No novo decreto, a Guarda Civil Municipal tem o papel de, após prévia comunicação verbal, interditar imediatamente o estabelecimento comercial, até mesmo os considerados essenciais, que estiver funcionando em desacordo com qualquer das medidas de segurança.
Até a manhã desta quinta-feira (16), a Bahia já havia registrado mais de 880 casos confirmados de coronavírus, com 28 mortes.
G1