O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), vai inaugurar em Salvador um novo serviço voltado às pessoas em situação de rua e/ou usuárias de drogas, em contextos de extrema vulnerabilidade: as Unidades de Apoio na Rua (UARs).
Instalados nas regiões conhecidas como Pela Porco, em Brotas, e Praça das Mãos, no Comércio, os espaços serão destinados ao acolhimento, cuidado e promoção de direitos. A iniciativa contempla e responde às demandas existentes desde o encerramento do projeto Ponto de Cidadania, há 11 meses.
Para o lançamento, serão realizadas oficinas de grafite com o grafiteiro Marcos Costa nas duas unidades. A primeira atividade está marcada para esta quinta-feira (7), das 14h às 18h, no Pela Porco, na Rua Cônego Pereira, em Brotas, e a segunda no mesmo horário, no próximo dia 13, na Praça Marechal Deodoro (Praça das Mãos), no Comércio.
O grande diferencial da nova proposta é a realização de uma programação regular de oficinas sobre saúde e arte-educação com o público prioritário. Entre os usuários do serviço estão pessoas expostas à diversos fatores de risco, como exploração sexual, abandono escolar, falta de acesso à bens sociais, culturais e econômicos, desemprego, ruptura das redes social e familiar, saúde precária, entre outros.
“A proposta da Unidade de Apoio na Rua é promover e garantir a acessibilidade destas pessoas às diversas políticas públicas existentes e preveni-las de possíveis violações de direitos”, explica a coordenadora geral do Corra pro Abraço, Trícia Calmon. Para alcançar o objetivo, lembra a socióloga, é preciso o envolvimento, fortalecimento e participação não apenas das pessoas assistidas, mas também da rede interinstitucional envolvida (saúde, assistência, justiça, educação, entre outros) e das comunidades dos territórios.
Estrutura
A superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento à Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho, destaca que as “unidades foram instaladas em resposta à grave problemática que envolve, principalmente, adolescentes e jovens em situação de rua e que fazem uso de substâncias psicoativas”. Ela acrescenta que a localização do serviço é estratégica, pois contempla e atende, sobretudo, pessoas do Centro Antigo de Salvador, onde concentra-se a maior parte desta população.
Os espaços vão funcionar de segunda-feira a quinta-feira, das 14h às 18h, disponibilizando uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogos e redutores de danos. Ambos vão ofertar local para banho; kit higiene (sabonete, escova de dentes e etc.); oficinas e orientações sobre cuidado e autocuidado; e escuta técnica qualificada. Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3493-3004.
Secom