O Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) realizou, nesta segunda-feira (16), a 2ª edição do seminário “Construindo a sua Aposentadoria”, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal. Com intuito de orientar os recém-aposentados sobre como melhor desfrutar da aposentadoria e sanar dúvidas dos servidores municipais que planejam se aposentar nos próximos cinco anos, o evento contou com palestras, distribuição de panfletos informativos, oferta de serviços e um café da manhã oferecido por colaboradores e parceiros do Fumpres.
Servidores públicos assistiram palestras sobre temas como o planejamento e a previdência, finanças pessoais, investimentos e os projetos sociais do Fumpres. Realizada pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa foi pensada como forma de fornecer ao funcionalismo ferramentas para o planejamento financeiro de sua aposentadoria, por meio de palestras e atendimento individualizado, além de promover a integração com profissionais da área de saúde e colaboradores da diretoria de Previdência.
Novo ciclo – Servidor público há 40 anos, Valdemir Sales Santos foi um dos primeiros a chegar ao evento. Com 57 anos, ele conta que começou a trabalhar muito cedo, exatamente para conseguir parar de trabalhar aos 61 anos. “Trabalhei a vida toda. Com certeza, daqui a quatro anos vou parar com tranquilidade. Minha meta de vida sempre foi me aposentar com saúde e inteiro. Se você me perguntar o que quero fazer, te direi que quero viajar, fazer cruzeiros pelo mundo, descansar e apreciar a vida com mais calmaria”, diz.
Assim vive a professora aposentada Janete Maria da Silva e Silva, 77 anos. Há 20 anos deixou as salas de aula, onde trabalhou por mais de três décadas. “Fui muito feliz ensinando, mas adoro estar aposentada. É como se tivesse encerrado um ciclo e começado outro”, afirma. Embora não exerça mais sua atividade laboral, a idosa garante que o dia é tomado por diversas atividades físicas e lúdicas como canto, dança e oficinas de costura.
Para manter a rotina repleta de atividades, a aposentada fez questão de estreitar os laços com o Fumpres. “Participo de tudo que oferecem. Meu tempo está sempre preenchido. Adoro passear, faço parte de vários grupos. Não parei a minha vida após a aposentadoria. Ao contrário, busco dar a ela o máximo de movimento. Isso é muito importante e o Fumpres nos ajuda muito nesse aspecto”, frisa a idosa.
Reflexão e preparação – Durante a palestra de abertura, o subsecretário da Sefaz e diretor do Fumpres, Daniel Ribeiro, afirmou que o evento é sempre pensado com muito carinho. “É um momento especial que remete para importância da reflexão e do autoconhecimento. A aposentadoria é uma mudança de rotina, de realidade. E o ideal é que haja uma preparação, por isso, a gente tem tido essa preocupação de conversar com os nossos beneficiários para que eles possam se preparar adequadamente”, relata.
Também presente no evento, a gerente de Previdência (Gepre), Clarissa Aquino, destaca a relevância de encontros como o Construindo. “É um evento indispensável porque temos o dever de preparar nossos futuros aposentados para vivenciar essa nova fase da vida da melhor forma. Afinal, com o evento é possível que os segurados saibam dos seus direitos, possibilidades e o que o Fumpres tem a oferecer”, diz.
Cartilha – Durante o evento, o público também recebeu informações sobre a Cartilha de Preparação para Aposentadoria. Por meio de uma linguagem simples, o manual se propõe a apresentar o Programa de Preparação de Aposentadoria (PPA) aos servidores municipais que se encontram nesta fase de transição da vida.
Considerando que este é um momento que gera muitas dúvidas e anseios aos envolvidos, o Fumpres elaborou a cartilha listando as principais regras e fundamentos para a concessão do benefício, bem como os direitos e as vantagens do servidor, apresentando ainda a forma de acesso e os canais de atendimento dos principais serviços prestados. A cartilha está disponível no site https://previdencia.salvador.
Fumpres – O Fundo Municipal de Previdência do Salvador está localizado na Avenida Joana Angélica, 399, em Nazaré, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dúvidas podem ser tiradas por meio do telefone (71) 3202-3400 e ainda através do e-mail [email protected]
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS