Até quinta-feira (5/9), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realiza, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E, a 14ª ação do Sesau Fila Zero Itinerante. Iniciada nesta terça (3), com estimativa de executar de cerca de 4 mil procedimentos, entre consultas, exames e triagem para cirurgias eletivas, a iniciativa é destinada para os moradores do próprio bairro, além dos residentes nas comunidades de Massaranduba e Parque Verde I, II e III.
De acordo com Elba Brito, diretora de Controle e Regulação do SUS, a marca de 50 mil atendimentos, desde que aconteceu a primeira ação da segunda edição do Sesau Fila Zero Itinerante, retomada em 16 de julho, deve ser batida nos próximos três dias. “O balanço que fazemos é muito positivo, trazendo oferta de todas as especialidades para as comunidades da sede e da costa do município, com tranquilidade, conseguindo organizar o atendimento e todos serem acolhidos”, destacou a gestora, ao lembrar que desde o início da iniciativa, em 2022, já foi ultrapassada a marca de um 1,5 milhão de serviços ofertados, entre consultas, exames e cirurgias eletivas.
Segundo a Sesau, a maior demanda registrada pelo projeto é por exames laboratoriais e por todos os tipos de ultrassonografias. Dado que foi reforçado pela dona de casa Virgínia da Conceição, 65 anos, moradora da Rua Caminho da Aldeia, na Gleba E. “Fiz meus exames de laboratório, além de ultrassons de mama e transvaginal, e já saí com os resultados. Agora vou ver o oftalmologista, e também já marquei as consultas que estavam faltando tanto pra mim quanto para minha neta”, explicou, comemorando a resolução das demandas.
A também dona de casa Sandra Magali, 54 anos, realizou exames de sangue e aguardava para fazer uma ultrassom do abdômen total e da tireoide. Quando perguntada sobre a impressão relativa à iniciativa, disse que, “uma ação muito boa para todos nós, pois estávamos precisando mesmo realizar nossos exames. Então, graças a Deus, agora está tudo certinho”, declarou a moradora da Rua Acácia Amarela, também na Gleba E.
Os atendimentos acontecem das 7h às 16h, sem intervalo para almoço. A equipe de saúde que move a iniciativa é formada por cerca de 60 profissionais, entre especialistas em saúde e de áreas diversas. Para participar da ação o usuário precisa comparecer ao local portando os seguintes documentos: RG, cartão SUS e solicitação médica. A pasta informa que para os exames de laboratório e ultrassom de abdômen total os pacientes devem estar em jejum.
As próximas ações do Sesau Fila Zero Itinerante acontecerão: no dia 11 de setembro, na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Mangabas, onde serão beneficiados além dos moradores do próprio bairro os das comunidades de Machadinho e do Loteamento Montenegro; e em 13 de setembro, quando a iniciativa contemplará os residentes do Caminho do Mar, localizado na Estrada da Cetrel (BA-530), em Barra do Jacuípe, com atendimentos na unidade de saúde situada no residencial.