Atuando em diversos segmentos, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) apresenta balanço das ações do ano de 2022, com os dados de janeiro a novembro. As ações e números são relativos à administração de cemitérios, feiras e mercados, vigilância patrimonial, licenciamento e fiscalização do comércio ambulante, limpeza urbana, iluminação pública, transporte universitário e proteção e defesa civil.
Um dos serviços de rotina da pasta é o de limpeza urbana, que recolheu quase 85 mil toneladas de resíduos domiciliares e mais de 90 mil toneladas de entulho; realizou a varrição de ruas e de logradouros públicos em aproximadamente 217 mil quilômetros; e fez capinação mecanizada em vias públicas por aproximadamente 3.500 horas/máquina. Os trabalhos foram executados na sede, costa e zona rural do município.
Para contribuir com uma cidade mais limpa, foram entregues ainda os Pontos Ecológicos de Entrega Voluntária (EcoPEVs) do Nova Vitória, Ponto Certo e Arembepe, que são espaços destinados ao descarte de resíduos sólidos. Os espaços contam com recipientes para materiais recicláveis e a pessoa pode descartar gratuitamente até 2 metros cúbicos (m³) por dia, o equivalente a dez carrinhos de mão convencionais de obra.
Outra atuação importante da pasta acontece através da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, que atendeu 1548 diligências, até 11 de novembro. Foram elas: 621 capturas e apreensões de animais, inclusive abelhas e marimbondos; 55 combates a incêndios; 147 podas, cortes e quedas de árvores; 156 deslizamentos de terra, alagamento e enchente; 336 vistorias técnicas; e 233 doações de lonas. Além da atuação em salvamentos aquáticos, de setembro a novembro, em situações com risco de desabamentos e desabamentos, acidentes de trânsito e outros.
Quando o assunto é iluminação pública, foram realizados projetos e cadastro da rede; instalação de braços em postes; manutenção, melhoria e ampliação; gestão de poda junto à rede elétrica; relacionamento com a distribuidora de energia; instalação elétrica para eventos, disponibilização de refletores e pontos de energia; gestão de faturas e consumo; contrato de obras e extensão de redes junto à concessionária e pedidos de novas instalações. Para os serviços de manutenção de iluminação pública foram utilizados mais de 43 mil itens, dentre eles: lâmpadas, braços, conectores, eletrodutos, condutores, cabos, disjuntores termomagnéticos e relé fotoelétrico.
Ainda foram realizadas revitalizações com iluminação em Led nos seguintes pontos: Rua Nova Camaçari, no Inocoop; Colônia Santa Rita, na Via Parafuso; na Praça de Coqueiros de Arembepe; no Loteamento Munique, em Barra do Jacuípe; na Rua Falcão, no Canto dos Pássaros; em Senhor dos Passos, em Barra do Jacuípe / Vale da Landirana; na Rua Direta do Areal, em Barra do Pojuca; nas ruas Petrolina, do Porto e Praia dos Artistas e a Travessa Costa Azul, no Verdes Horizontes; e na Vila Agrícola, no Jardim Limoeiro. A pasta ainda atuou com a instalação de iluminação com temática natalina nos principais pontos da sede e costa, para o Natal de Luz 2022.
No que se refere a administração dos sete cemitérios, foram realizados os seguintes serviços: roçagem, pintura de meio fio; pintura de jazigos, blocos de gavetas e de ossuários, de muros e das instalações administrativas, capelas e velórios; conservação de jardins. O Cemitério Jardim da Eternidade, localizado na Gleba H, ainda passou por obras, quando foram construídas 420 gavetas de adultos e de mais de 1.300 m² de canteiros.
No período, foram realizados sepultamentos, exumações e transferências para o ossuário. Como ação, aconteceu o evento do Dia de Finados, com a visitação de cerca de 3 mil familiares, quando foram celebradas cinco missas campais, montadas barracas para comercialização de arranjos e flores, e contou com stand de saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de helicóptero jogando pétalas de rosas.
Os sete pontos de vendas do município receberam manutenção de rotina. Durante o ano, a maioria deles, como o Shopping Costa Pinto e os centros comerciais da Gleba E e de Monte Gordo, recebeu serviços como de manutenção corretiva dos banheiros e em parte do sistema elétrico, substituição de lâmpadas das áreas externas, dedetização e lavagem geral, dentre outros serviços. O Centro Comercial de Barra do Pojuca está passando ainda por requalificação e fez o recadastramento geral dos permissionários.
No Centro Comercial de Camaçari é feita uma dedetização geral semanalmente e a cada dois meses são realizadas a desobstrução da rede de esgoto e lavagem total do piso. O local recebeu também pintura geral interna e externa; substituição das tampas das caixas de gordura e esgoto; substituição das grelhas das caixas de água pluvial, das telhas translúcidas e de portão em estrutura metálica; manutenção corretiva com uso de corte e solda de escada em estrutura metálica, próximo a área de cereais; recuperação estrutural de parte da cobertura do anexo (hortifrúti) composta em estrutura metálica; manutenções corretivas em pontos localizados do gradil de proteção, da bomba de alimentação de água, em trechos das linhas de alimentação de água potável e de serviço.
A Sesp atua ainda com cadastro, licenciamento e fiscalização de ambulantes móveis e baianas de acarajé, com a realização de diversos atendimentos no setor. Além do cadastro anual dos ambulantes, foi necessária a abertura de cadastramentos parciais para os eventos que fomentam a economia da cidade, tais como: festejos juninos; Natal de Luz, na Praça Abrantes; e exposições provisórias de orquidários em diversas praças.
Para todos os eventos realizados no município, foram criados e confeccionados, credenciais de identificação, ajudando a fiscalização no desempenho de suas atribuições de licenciamento e organização. Desta forma, foram entregues para os festejos juninos 412 credenciais na costa e 1.118 na sede, além de 115 para o Natal de Luz, na Praça Abrantes. Ainda sobre os recadastramentos realizados pela coordenação, além das credenciais, foram criados Termos de Autorização para Atividade de Comércio Ambulante, com 539 na orla e 1.985 na sede.
Outra atribuição da Sesp é a vigilância patrimonial, que tem a função de zelar pelo patrimônio público. Além dos pontos de vigilância já implantados, destaca-se a ampliação, em 2022, dos seguintes postos na sede e costa: Horto Florestal Linaldo Silva, na Junta Médica, no Prédio Jacuípe Prime, no Núcleo de Barra do Pojuca, em Vila de Abrantes, e no Museu de Camassary. Outra ação importante foi o reforço de segurança desarmada em apoio aos eventos dos festejos juninos, na Pracinhas da Cultura, no projeto de Capoeiragem Mirim, no Teatro Cidade do Saber, e na comemoração do Dia das Crianças.
O Transporte Universitário foi mantido durante 2022, o qual contou com 2.064 novos alunos, que por conta do programa tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade, além de continuar atendendo aos 2.242 estudantes veteranos. Foram 69 roteiros, distribuídos entre Camaçari, regiões da costa e sede, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, que atenderam 4.306 alunos universitários e técnicos durante todo o ano.
Para ofertar um transporte de qualidade aos estudantes, em parceria com as empresas prestadoras do serviço, foram feitos treinamentos e acompanhamentos dos motoristas. Além disso, a pasta transformou os processos de cadastramento e recadastramento em 100% on-line, dando conforto e comodidade aos alunos, com um sistema disponível durante 24 horas, dando oportunidade aos estudantes que trabalham ou que possuem outras atividades no horário comercial, se cadastrarem no programa sem atrapalhar a rotina.
A Sesp reforça que em 2022 houve o retorno em massa dos alunos às aulas presenciais, principalmente no segundo semestre, representando 64% do quantitativo total atendido durante o ano, e não houve demanda que não fosse atendida.