Os híbridos ganham força no Brasil, diferentes marcas preparam lançamentos de versões que combinam motores a combustão e elétricos e até o Rota 2030, o programa de incentivos do Governo Federal para o setor apresentado em 2018, acena com impostos mais leves para carros mais eficientes. Contudo, isso ainda não representou a democratização, de fato, da tecnologia no país.
Selecionamos os sete híbridos mais baratos do mercado. Baratos, como força de expressão, já que nenhum deles figura abaixo dos R$ 120 mil. Em compensação, tem-se economia de combustível, nível de equipamentos e conforto condizentes e desempenho que não deixa a desejar a muito carro puramente a combustão por aí.
1 – Toyota Prius
Preço | R$ 125.450 |
---|---|
Motor a combustão | 1.8 16V de 98 cv e torque de 14,2 kgfm |
Motor elétrico | 72 cv e 16,6 kgfm |
Potência combinada | 123 cv |
Câmbio | CVT |
Consumo PBEV | 18,9 (urbano) e 17,0 km/l (rodoviário) |
Garantia da bateria | 8 anos |
O Prius, híbrido mais popular do mundo, está na quarta geração e tem no desempenho gradual e suave sua principal característica. Até os 50 km/h é capaz de rodar apenas na eletricidade. Tem quatro modos de condução – Normal, Eco (que prioriza a eletricidade), Power (prioriza o desempenho, mesmo a combustão) e EV (para estacionar) – e opção no câmbio CVT que aumenta a atuação do freio motor para carregar as baterias.
2 – Lexus CT 200h Eco
Preços | R$ 135.750 |
---|---|
Motor a combustão | 1.8 16V de 99 cv e torque de 14,5 kgfm |
Motor elétrico | 82 cv e 21 kgfm |
Potência combinada | 136 cv |
Câmbio | CVT |
Consumo PBEV | 15,7 (U) e 14,2 km/l (R) |
Garantia da bateria | 8 anos |
O modelo da marca de luxo da Toyota tem comportamento bem parecido com o Prius, com desempenho que sempre vai privilegiar o modo elétrico e as mesmas opções de condução. Se vale, porém, de um acabamento interno mais requintado que o do “primo pobre”, que lidera o ranking de híbridos mais baratos do Brasil. O espaço traseiro, contudo, é apertado.
3 – Ford Fusion Titanium Hybrid
Preço | R$ 164.900 |
---|---|
Motor a combustão | 2.0 16V de 143 cv e torque de 17,8 kgfm |
Motor elétrico | 120 cv e 18 kgfm |
Potência combinada | 190 cv |
Câmbio | CVT |
Consumo PBEV | 16,8 (U) e 15,1 km/l (R) |
Garantia da bateria | 8 anos ou 160.000 km |
O Fusion híbrido é um sedã médio-grande, tem espaço de sobra, boa lista de equipamentos e pode rodar até os 100 km/h só no modo elétrico, obviamente ao usar o pedal do acelerador com parcimônia.
A central multimídia adequa o uso dos motores e os regimes de giros do conjunto de acordo com os trajetos diários registrados no GPS para uma melhor eficiência no dia dia. O grande porém do Ford Fusion híbrido é o seu peso, que faz o carro parecer se “arrastar” em determinadas situações.
4 – Mini Cooper S E Countryman ALL4
Preço | R$ 199.990 |
---|---|
Motor a combustão | 1.5 12V turbo de 136 cv e torque de 22,4 kgfm |
Motor elétrico | 88 cv e 16,4 kgfm |
Potência combinada | 224 cv |
Câmbio | automático de seis marchas |
Consumo PBEV | 12,6 (U) e 12,5 km/l (R) |
Garantia da bateria | 8 anos ou 100.000 km |
Turbo, tração integral e motor elétrico traseiro prometem deixar o primeiro híbrido plug-in da marca bem mais divertido. Promete autonomia de até 40 km e velocidade de até 125 km/h só no modo elétrico, que pode ser acionado por meio de botão. O tempo de recarga das baterias é de três horas, em média. Mesmo custando quase R$ 200 mil, está na lista dos híbridos mais baratos do Brasil.
5 – Lexus NX 300h Dynamic
Preço | R$ 219.990 |
---|---|
Motor a combustão | 2.5 16V de 155 cv e torque de 21,4 kgfm |
Motores elétricos | dianteiro de 143 cv e 27,5 kgfm e traseiro de 67 cv e 27,5 kgfm; |
Potência combinada | 194 cv |
Câmbio | CVT |
Consumo PBEV | 12,6 (U) e 11,1 km/l (R) |
Garantia da bateria | 8 anos |
O SUV de tração integral traz dois motores elétricos, um em cada eixo. Mesmo assim, a potência combinada de 194 cv não dá conta do jipão de mais de 1,8 tonelada – o que se reflete no consumo apenas normal e nas saídas de semáforo. Compensa com boa dose de conforto, equipamentos e espaço.
6 – Mercedes-Benz C200 EQ Boost
Preço | R$ 228.900 |
---|---|
Motor a combustão | 1.5 16V, turbo de 183 cv e torque de 28,5 kgfm; |
Motor elétrico | 13,3 cv e 16,3 kgfm |
Potência combinada | 197 cv |
Câmbio | automático de nove marchas |
Consumo PBEV | N/D |
Garantia da bateria | 10 anos |
É a chance de conciliar a sofisticação da Mercedes com a tecnologia de carros híbridos. Mas aqui trata-se de um sistema conhecido como híbrido parcial. O motorzinho elétrico ajuda o propulsor turbo a gasolina transferindo até 14 cv de energia proveniente das frenagens em situações específicas, principalmente de aceleração e arrancada.
O Mercedes-Benz C200 EQ Boost tem tração traseira, bateria suplementar e cinco modos de condução que atuam no motor, câmbio, direção, suspensão e controle de estabilidade.
7 – Lexus ES 300h
Preço | R$ 239.990 |
---|---|
Motor a combustão | 2.5 16V de 178 cv e torque de 22,5 kgfm |
Motor elétrico | 118 cv e 20,2 kgfm |
Potência combinada | 218 cv |
Câmbio | CVT |
Consumo PBEV | N/D |
Garantia da bateria | 8 anos |
A Lexus domina e fecha a lista de híbridos do Brasil com este sedã que oferece um dos desempenhos mais interessantes desta relação. Conforto ao rodar, espaço interno e isolamento acústico são os destaques do modelo, que oferece quatro modos de condução. Entre os equipamentos, chamam a atenção os airbags laterais traseiros e o carregador sem fio de celular.
R7