Já estão a todo vapor os preparativos para mais uma edição da Fenicafé, que acontece de 17 a 19 de março em Araguari, no Triângulo Mineiro. Em 2020, a Fenicafé atinge a marca de 25 edições ininterruptas, consagrando-se como o maior e o mais completo evento em se tratando de cafeicultura irrigada do Brasil.
A feira foi criada em 1995, quando a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) – entidade organizadora do evento – sentiu a necessidade de um local para troca de experiência entre técnicos, especialistas e produtores. “Quando começamos, cada um tinha um método, uma forma de plantar, irrigar e manejar o produto dentro de sua propriedade, então resolvermos que era hora de nos juntamos para aprendermos mais”, lembra o presidente da ACA, Cláudio Morales Garcia, que esteve presente desde a criação da associação.
A Fenicafé trata-se de uma feira de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a à muita informação. A Feira é dividida em três partes o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 23ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 22º Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Atrai mais de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 cidades brasileiras com históricos ligados à cafeicultura.
São mais de 90 expositores e volume de negócios superiores a 30 milhões de reais. A Feira é uma excelente oportunidade para empresários da agroindústria, produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio de se atualizarem e gerarem novos e melhores negócios.
Fenicafé em números – Ao longo destes anos, foram mais de 400 palestras; 230 expositores, cerca 150 mil visitantes e mais de 200 milhões de negócios fechados. Sem contar que mais de mil pessoas estiveram e estão envolvidas em todo o processo de organização da Feira. Este ano, estima-se que 15 toneladas de equipamentos para estandes, sons e iluminação serão utilizados na montagem física do evento, que é realizado no Pica Pau Country Club.
A programação – Este ano, a programação traz no primeiro dia um workshop sobre mercado; já o segundo dia do evento é marcado pela abertura do Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Irrigada – que é feito em parceria com a Universidade de Uberaba – UNIUBE, do Consórcio de Pesquisa Café – Embrapa Café, da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA e da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID; o terceiro e último dia serão ministradas palestras técnicas com assuntos relacionados ao uso dos produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro; Fisiologia X Nutrição: a Resistência do Cafeeiro, entre outros.
Portal do Agronegócio/ R7