Com aprovação da Caixa Econômica Federal, o projeto de requalificação da Vila Gastronômica do Banco da Vitória, em Ilhéus, deve ser licitado pelo Governo do Estado ainda neste semestre. A informação foi dada pelo subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, nesta sexta-feira (11), na sede da Setur, em Salvador.
Segundo Benedito Braga, a requalificação turística vai valorizar a região da BA-415, que liga Ilhéus e Itabuna, utilizada por quem viaja pela Costa do Cacau. “Estamos empenhados para o início das obras o quanto antes. As melhorias também devem incentivar empresários a modernizarem seus estabelecimentos no complexo gastronômico”, explicou.
O projeto, financiado com recursos de emendas parlamentares da senadora Lídice da Mata, prevê urbanização, pavimentação (incluindo acessibilidade com pista tátil) e construção de estacionamentos, além de projetos de sinalização e iluminação, dentre outros. O investimento é de cerca de R$ 850 mil, liberados pelo Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal, e o projeto executivo das intervenções foi fornecido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus.
A licitação e fiscalização dos serviços serão de responsabilidade da Superintendência de Infraestrutura e Transportes da Bahia (SIT), vinculada à Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra).
Para o prefeito Mário Alexandre de Sousa, a requalificação do entorno da Vila Gastronômica será de grande importância para o turismo de Ilhéus. “As obras vão modernizar a infraestrutura de acesso ao equipamento, importante para a economia turística de Ilhéus, melhorando a acessibilidade e segurança para moradores e visitantes que aproveitam as praias e atrativos da região”, disse
Secom