Para promover capacitação gratuita em diversas localidades de Camaçari, a Prefeitura, através da Secretaria do Turismo (Setur), oficializou o convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O ato ocorreu nesta terça-feira (4/4), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), e visa ofertar 11 cursos, com 60 turmas, para quase mil pessoas, em nove localidades mais a sede, durante um ano e meio.
O secretário de Governo, José Gama, esteve presente e destacou, “a gente fica feliz em avançar com essa parceria, para poder capacitar as pessoas que estão sem trabalhar e precisam de emprego, mas que de outro lado não tem capacitação. É uma ação que chega para somar, de forma transformadora a vida das pessoas, tanto de quem oferece quanto de quem participa”.
Para o programa, o município investiu R$ 460 mil, que inclui cursos que nunca foram realizados no município. A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, falou sobre a importância da iniciativa, “é o primeiro convênio ligado diretamente ao turismo, são cursos específicos. Nós estamos com a atividade crescendo a passos largos, Camaçari vem se consolidando como um destino turístico. A gente precisa entender que Camaçari pode também viver do turismo, que é capaz de fortalecer as comunidades, o povo, e gerar oportunidades, emprego e renda”.
A lembrança da parceria com o município de mais de 20 anos foi lembrada pela diretora Regional do Senac, Marina Almeida, ao destacar Camaçari como um exemplo de trabalho exitoso. “Para esse programa foi feito todo um trabalho de entender o que Camaçari precisa, para poder programar os cursos que vão acontecer e transformar a vida de pessoas aqui do município. Não é só a cidade, a orla toda vai ser contemplada, e isso é muito bom, porque o turismo acontece em toda a região”, afirmou.
As localidades contempladas com o programa são: Vila de Abrantes, Cordoaria, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba/Monte Gordo, Itacimirim/Barra do Pojuca e Camaçari/Sede. Já os cursos ofertados serão: Desenvolvendo agentes do turismo regional; Qualidade no atendimento ao turista; Empreendedorismo digital e geração de renda; Técnicas avançadas de vendas e atendimento; Ecoturismo e desenvolvimento local; Inglês básico aplicado aos serviços turísticos; Higiene e manipulação de alimentos; Planejamento e administração de restaurantes e bares; Preparo de doces cristalizados e compotas; Espanhol Básico aplicado aos serviços Turísticos; e Condutor em turismo – cultura, ecoturismo e roteiros.
As inscrições para os primeiros cursos já estão em andamento e seguem até quinta-feira (6/4), através deste link. Eles ocorrerão para o distrito de Vila de Abrantes e são disponibilizadas 15 vagas para cada formação. Para participar, os interessados devem ter a partir de 16 anos, ensino fundamental incompleto e ser residente em Camaçari. As aulas serão iniciadas no dia 10 de abril, no Centro Educacional Marquês de Abrantes.
O passo a passo para a inscrição através do link é bem simples. Basta escolher o curso desejado, clicar nele e preencher as informações cadastrais. Haverá ainda, um dia de inscrição presencial para os cursos de Vila de Abrantes, que acontece nesta quarta-feira (5/4), das 8h às 16h, ininterruptamente, na Prefeitura Avançada da Costa. Para isso, basta preencher os requisitos e levar o comprovante de residência e documento oficial com foto. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação do Senac, através do número de telefone (71) 3454-0552.
Estavam presentes no ato, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara; e representando o Senac, a superintendente de Educação Profissional, Ana Rita Andrade, e a gestora da unidade de Camaçari, Delma Santana, além da Coordenadora da Câmara da Mulher da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Juranildes Araújo.
Foto: Jean Victor